Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“O que vão fazer com o nosso dinheiro?”

Opinião de João Duque

“O que vão fazer com o nosso dinheiro?”

03 jan, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador afirma que os portugueses já estão assustados com o papão da inflação.

A menos de um mês das eleições legislativas e já em pré-campanha, o comentador defende que os líderes partidários devem dizer aos portugueses se vão ou não aumentar impostos, quais são os impostos onde vão mexer e o que é que vão fazer com o dinheiro dos contribuintes.

“Os portugueses já estão assustados com o papão da inflação. É muito provável que o Banco Central Europeu tenha uma alteração da sua política monetária e, em função do aumento dos preços, aumente também os juros de curto prazo e, portanto, com impactos na Euribor”, começa por dizer.

O economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) defende, por isso, que os líderes dos partidos devem esclarecer ao longo da pré-campanha qual é o “fim do nosso dinheiro”.

“É muito importante que nós possamos colocar perguntas muitas claras aos líderes e que eles respondam sem subterfúgios”, diz João Duque.

O comentador d’As Três da Manhã entende que os portugueses devem saber se quem ganhar as eleições vai “aumentar os impostos ou não e em relação ao PIB quais são as variáveis mais importantes, quais são os impostos em que vão tentar mexer”.

Em síntese, João Duque defende que os líderes partidários devem dizer aos portugueses “o que vão fazer com o nosso dinheiro - o dinheiro é nosso, não é do Estado, está nas nossas carteiras e vai sair para um determinado fim - e é isso que nós temos que perguntar, neste período pré-eleitoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    04 jan, 2022 Porto 22:29
    Pergunto antes o que vão fazer com o azeite que vos foi entregue para as mães do Afeganistão, nem sítio tinham para o bagaço. O anjo da américa fez aprovar uma lei que para evitar flotuacões de preços é enviado para caridade.