Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Não desligar as máquinas é tão errado como a eutanásia

08 jul, 2022 • Opinião de Henrique Raposo


Manter uma pessoa viva à força, ligando-a às máquinas que lhe dão uma vida artificial, é tão errado como a eutanásia. E eu gostava de ver as forças católicas a reagir contra este artificialismo que inventa uma vida artificial da mesma forma que reagem contra o artificialismo que provoca uma morte antecipada através da eutanásia. Não desligar as máquinas, não deixar a pessoa morrer na altura que é natural (distanásia) é tão errado como dar uma injeção e matar (eutanásia).

A morte natural parece ser um grande problema para a nossa psique coletiva que está viciada na ideia de controlo humano sobre tudo, ou, pelo menos, na sensação de controlo, na ilusão do controlo. Quando digo "morte natural", estou a falar da morte que sempre marcou a vida dos seres vivos, seres humanos incluídos: a hora da nossa morte surge quando a natureza assim determina, tem um grau de imprevisibilidade alto. É esta imprevisibilidade que parece desagradar à sociedade da vigilância e do controlo, a nossa. Bom, a sociedade que controla os partos ao ponto de os marcar com precisão no calendário, evitando assim o nascimento natural do ser humano, é por inerência a sociedade que também vai ter problemas em aceitar a morte natural.

Não, não sabemos lidar com a dor e sobretudo com o imprevisto e, nesse sentido, recorremos a leis e tecnologia para controlarmos até a morte.

Temos falado muito da eutanásia, que é uma forma de suicídio assistido, é uma forma da pessoa controlar a sua própria morte, retirando do imprevisto da natureza. A doença matar-nos-á numa data aleatória; o ser humano recusa essa sensação indefesa perante a natureza e impõe o controlo e uma data por si escolhida para a sua própria morte. Morre, sim, mas morre nos seus termos, não nos termos da morte.

Ao permitirmos o controlo humano sobre a morte, ficamos com a sensação de que estamos a “humanizá-la”. Mas estamos mesmo? Não, não estamos. Estamos apenas a fomentar ainda mais a nossa obsessão coletiva com o controlo. Esta é a sociedade onde os pais dão telemóveis aos filhos porque não suportam não saber deles ao longo do dia, não suportam a ideia de não conseguir falar e controlar os filhos.

O caso do ex-ditador de Angola, José Eduarda dos Santos, fez-me relembrar agora outro ponto: manter uma pessoa viva à força, ligando-a às máquinas que lhe dão uma vida artificial, é tão errado como a eutanásia. E eu gostava de ver as forças católicas a reagir contra este artificialismo que inventa uma vida artificial da mesma forma que reagem contra o artificialismo que provoca uma morte antecipada através da eutanásia.

Não desligar as máquinas, não deixar a pessoa morrer na altura que é natural (distanásia) é tão errado como dar uma injeção e matar (eutanásia): ambas as situações revelam uma falta de humildade para se aceitar a morte natural, revelam a mesma obsessão com a ideia de que o homem controla tudo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    18 dez, 2023 Porto 23:05
    Que noticia mais nojenta, queria ver se fosse um familiar seu
  • RUI GUEIFÃO
    23 jul, 2022 LISBOA 17:48
    Importa mais a Dignidade com que se Vive , do que Viver sem Dignidade . A Vida não é um Valor Absoluto .
  • Ivo Pestana
    23 jul, 2022 Funchal 13:56
    A vida é para ser preservada até ao limite, mas qual é a dúvida? Não vou atrás de modas...
  • João Lopes
    15 jul, 2022 Porto 12:27
    O aborto é a ação mais abominável que existe, porque mata-se um ser humano, inocente, indefeso com a conivência de pais, mães, médicos, enfermeiros, políticos.... É indigno e infra-humano quem apoia, defende e promove o aborto...
  • João Lopes
    14 jul, 2022 Porto 16:48
    Análise interessante.