Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
TAP. “Quero o meu dinheiro de volta”

Henrique Raposo

TAP. “Quero o meu dinheiro de volta”

29 mai, 2023 • Sérgio Costa , Olímpia Mairos


Comentador analisa a decisão do Tribunal da UE que anulou as ajudas concedidas a companhias europeias e lembra que a TAP também recebeu ajudas do Estado na ordem dos 3,2 milhões de euros. “Não vale aquilo”, diz.

O comentador Henrique Raposo reclama devolução de dinheiro da TAP. “Quero o meu dinheiro de volta”, diz o comentador d’As Três da Manhã, reagindo à notícia de que o Tribunal Geral da União Europeia decidiu anular as ajudas a companhias aéreas italianas, à semelhança do que já tinha acontecido com a alemã Lufthansa,.

"Já sabíamos que aquelas ajudas podiam ser infrações às regras da União Europeia”, diz, lembrando que também a TAP recebeu ajudas do Estado na ordem dos 3,2 milhões de euros. Na visão do comentador, a companhia aérea “não vale aquilo”.

"Não vale a trapalhada onde estamos metidos desde o Natal”, diz, lamentando que o país esteja "reduzido politicamente à TAP há meio ano”.

“Para além de estar basicamente a destruir um Governo, como estamos a assistir em direto, durante estes seis meses, não discutimos aquilo que realmente é importante: as escolas, a saúde, a economia”, argumenta, destacando que tudo isto está a acontecer “por causa de um fetiche, que me parece um fetiche nacionalista, a ideia de termos uma companhia bandeira”.

Confrontado com declarações de vários representantes do Governo que dizem que a TAP é essencial para a economia e para turismo, Henrique Raposo não concorda e dá os exemplos dos aeroportos do Porto e de faro.

“O Porto e Faro são duas regiões fortíssimas no turismo e não dependem da TAP. A TAP é residual no Porto e em Faro. É uma questão lisboeta, nós precisamos é de um aeroporto, não é de uma companhia”, defende.

O comentador refuta a ideia de que se perdermos a TAP é uma vergonha, é um drama nacional, alertando que vergonhoso é o estado em que se encontram as escolas, a saúde e a economia.

Já sobre os impactos negativos que adviriam para os trabalhadores com o encerramento da TAP, o comentador admite que “uma empresa a fechar é sempre um drama”, defendendo, no entanto, que “a TAP não pode ser uma empresa especial em relação a todas as outras empresas do país. Nós não podemos ficar reféns de uma empresa ou de um sindicato em concreto”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.