Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
"Alegados defensores da escola pública estão a destruí-la"

Henrique Raposo

"Alegados defensores da escola pública estão a destruí-la"

17 abr, 2023 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença olha para o arranque do terceiro ano letivo, marcado por mais greves nas escolas.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que "os alegados defensores da escola pública estão a destruí-la". É o entender de Raposo, no dia em que, nas escolas, arranca o terceiro período do ano letivo, marcado mais uma vez por novas greves de professores.

No espaço de opinião do programa "Três da Manhã", o comentador diz ter conhecimento de pessoas "que sempre defenderam a escola pública", mas que, cansados de ver prejudicado o percurso escolar dos filhos, decidiram inscrevê-los em escolas privadas.

Raposo diz ainda que o Governo "está falido ao nível das ideias, não tem outra ideia para escola pública".

"Quando os professores pedem mais dinheiro, eu percebo que não haja mais dinheiro, mas os professores pedem sobretudo coisa: autonomia. Na Suécia, a escola é pública, mas os professores têm muito, têm mais autonomia. A sua vida não é massacrada por aquela burocracia imposta pelo Ministério que nós temos aqui", refere como exemplo.

"O Governo podia ir aí, dar mais autonomia, mais poder, mais respeito aos professores no seu dia a dia", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sindico
    17 abr, 2023 5 de out 10:44
    O tempo de serviço que nos foi roubado é a diferença entre uma reforma assim-assim e uma reforma de miséria. E se não fosse a porcaria de sindicatos que existe - e ponho no mesmo patamar os da Fenprof e da grande desilusão que é o S.T.O.P. - com 120 000 professores a apoiar, o sonso até andava de roda. Como os sindicatos são feitos de gente que quer benesses e manter-se o mais possível afastada das aulas, está em marcha um novo fracasso, ou ainda não perceberam que a greve da Fenprof, de greve só tem o nome e não passa de uma justificação de faltas aos profs da tarde para poderem ir às manifs preparadas e o STOP já só marca convívios?