Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Alunos de Famalicão. “Isso não faz sentido nenhum. Isto é bárbaro”

Henrique Monteiro

Alunos de Famalicão à guarda da escola. "Não faz sentido nenhum. Isto é bárbaro”

05 jul, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador espera que o “juiz tenha bom senso” e não transfira para a escola a guarda dos dois alunos de Famalicão que não frequentam as aulas de Cidadania. A acontecer, diz, “vamos pagar milhares ou milhões de euros no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por estas brincadeiras”.

O comentador d’As Três da Manhã continua a olhar “com grande perplexidade” para o caso dos alunos de Famalicão.

“Por dois motivos: por aquilo que escola e Ministério da Educação têm feito aos alunos e pelo desconhecimento brutal da sociedade sobre os conteúdos desta disciplina”, explica.

Em causa estão dois alunos, irmãos, que frequentam o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, distrito de Braga, e cujos pais os impedem, desde o ano letivo 2018/2019, de frequentarem a disciplina Cidadania e Desenvolvimento.

“O problema é de passar de contrabando, numa cadeira destas, ou numa disciplina destas, que é importante e fundamental e que se compreende, passar de contrabando uma outra série de coisas que são dadas como adquiridos científicos quando nem sequer o são e enfiar isso pela goela dos miúdos”, assinala.

O Ministério Público quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento sejam colocados à guarda da escola "durante o período escolar".

Segundo Henrique Monteiro, “os pais, como também dizem todas as leis, incluindo as internacionais, são os primeiros a ter o dever de educação dos filhos, porque senão a gente vivia naquele mundo estranho que defendem os comunistas antes do Lenine mesmo, que era que todas as crianças eram entregues ao Estado para serem homens novos e diferente no futuro”.

“Isto não faz sentido nenhum. Isto é bárbaro”, entende Henrique Monteiro, esperando que “o juiz tenha bom senso, porque isto é uma proposta do Ministério Público, porque se não houver nós vamos pagar milhares ou milhões de euros no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por estas brincadeiras”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Vilaça
    06 jul, 2022 Coimbra 13:19
    Já era inacreditável o que o Ministério da Educação fez relativamente a estes alunos (e pouco inteligentemente) mas o que o MP declara agora é aberrante. Concorde-se ou não com a ação destes pais, o que está em causa é mesmo a nossa liberdade e autoridade enquanto pais.
  • Cidadao
    05 jul, 2022 Lisboa 10:21
    O MP e a CPCJ de Famalicão ou perderam a cabeça, ou não têm nada para fazer ...