Emissão Renascença | Ouvir Online
Graça Franco n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Se tivéssemos um orçamento muito contido não íamos ter retoma” - Graça Franco

Graça Franco

“Se tivéssemos um orçamento muito contido não íamos ter retoma”

07 out, 2021 • Marta Grosso


Graça Franco comenta as previsões do Governo e do Banco de Portugal para a economia nacional numa altura em que se negoceia o Orçamento do Estado para 2022.

O Governo vai ter mais dinheiro no próximo Orçamento do Estado, mas o otimismo deve ser moderado, pois o crescimento “nem sequer nos leva aos níveis de 2019”.

“Onde há de facto algum otimismo é em relação ao próximo ano”, pois vai ser maior do que o previsto: “5,5%, ainda maior do que este ano” – “embora vá ser conseguido muito através do investimento previsto na bazuca, que nos salva de tudo, e na procura, que nos salvou neste ano”.

Na opinião da comentadora d’As Três da Manhã, apesar das notas do Banco de Portugal – que aconselha menos despesa e menos défice – o Orçamento para o próximo ano não poderia ser contido.

“Se calhar, se tivéssemos um orçamento muito contracionista, muito apertadinho neste ano, provavelmente não íamos ter a retoma, que é essencial”, afirma.

Sobre as negociações em curso, Graça Franco considera que “o básico já estará negociado” e que agora, cada um dos partidos – Bloco de Esquerda e PCP – irá conseguir “conquistas de última hora”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.