Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalista de Hong Kong desaparece durante viagem à China

01 dez, 2023 - 13:58 • Redação

O South China Morning Post, propriedade da gigante tecnológica chinesa Alibaba, não respondeu ao pedido de comentários da Al Jazeera. O Kyodo News escreve que o Post disse que Chan estava em “licença pessoal” sem dar mais detalhes devido a questões de privacidade.

A+ / A-

Uma repórter do South China Morning Post (SCMP) de Hong Kong desapareceu na China após uma viagem de trabalho, noticiou um meio de comunicação japonês citado pelo Al Jazeera, aumentando o receio de que ela tenha sido detida pelas autoridades chinesas.

Minnie Chan, uma repórter premiada especializada em defesa e diplomacia chinesa, viajou para Pequim para participar do Fórum Xiangshan, mas ficou incontável após o final da conferência de segurança de três dias em 31 de outubro, informou a Kyodo News na quinta-feira, citando fontes próximas do assunto.

O South China Morning Post, propriedade da gigante tecnológica chinesa Alibaba, não respondeu ao pedido de comentários da Al Jazeera. O Kyodo News escreve que o Post disse que Chan estava em “licença pessoal” sem dar mais detalhes devido a questões de privacidade.

Chan trabalha para o SCMP desde 2005, segundo o site do jornal. No último artigo, publicado em 1 de novembro, discutiu o papel mediador da China na guerra em Gaza.

Um amigo de Chan no Facebook disse à Al Jazeera que a conta no WhatsApp a mostrou pela última vez online na tarde de 2 de novembro e disse que sua atividade recente no Facebook era “muito estranha”.

Andrei “Pinkov” Chang, um especialista militar chinês que conhecia Chan profissionalmente, escreveu numa publicação no Facebook que Chan era sempre “muito educado” e respondia às suas mensagens, mas deixou de o fazer em novembro.

A Associação de Jornalistas de Hong Kong disse em comunicado na sexta-feira que “está profundamente preocupada com a segurança de Minnie” e está a solicitar mais informações ao Post.

A China foi o país que mais jornalistas deteve no mundo no ano passado, depois do Irão, de acordo com o Comité para a Proteção dos Jornalistas, com pelo menos 43 sob custódia em dezembro desse ano.

A polícia chinesa pode deter um suspeito até 37 dias antes de fazer uma prisão oficial, após o qual o suspeito pode ser detido por mais 13 meses e meio antes que as acusações formais sejam feitas pelos promotores, de acordo com um comunicado de viagens canadense.

Os tribunais da China, que estão sob o controlo do partido comunista no poder, têm uma taxa de condenação de quase 100 por cento para aqueles que vão a julgamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+