Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China avisa EUA: "É preciso escolher entre a cooperação e o conflito"

19 jun, 2023 - 12:16 • Lusa

Pequim não fará "nenhum compromisso" em relação a Taiwan, indicam autoridades em encontro com o secretário de Estado norte-americano.

A+ / A-

O mais alto responsável do Partido Comunista Chinês (PCC) para a diplomacia disse esta segunda-feira ao Secretário de Estado norte-americano que China e Estados Unidos têm de escolher entre "cooperação ou conflito", segundo os media estatais.

"É necessário fazer uma escolha entre o diálogo e a confrontação, a cooperação e o conflito", frisou, de acordo com a televisão estatal chinesa CCTV.

Wang Yi afirmou também que o país não fará "nenhum compromisso" em relação a Taiwan, ilha que Pequim reclama como seu território e que tem causado uma crescente tensão entre os dois países.

"Manter a unidade nacional está sempre no centro dos interesses fundamentais da China" e, "nesta questão, a China não fará compromissos ou concessões", disse a Antony Blinken, atualmente de visita a Pequim, a primeira de um Secretário de Estado dos EUA desde 2018.

Wang pediu ao chefe da diplomacia norte-americana para os Estados Unidos respeitarem a soberania e a integridade territorial da China e para que se oponham à independência de Taiwan.

Além de Taiwan, outros assuntos têm contribuído para a tensão das relações entre as duas maiores economias do mundo. Estas incluem a rivalidade no domínio da tecnologia, as sanções norte-americanas contra os gigantes digitais chineses, o comércio, o tratamento da minoria muçulmana uigur no país asiático e as reivindicações de Pequim em relação ao mar do Sul da China.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+