Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os preços da alimentação e a ignorância

15 mar, 2023 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Em maio do ano passado, foi criado, no papel, um observatório de preços, para analisar o processo da formação dos preços dos alimentos. Mas o organismo ainda não funciona. Por isso o Governo não toma medidas.

Há longos meses que os preços dos bens alimentares estão muito acima do nível geral da inflação. Em fevereiro, a inflação abrandou pelo quarto mês consecutivo em Portugal, para 8,2%, mas a subida dos preços dos bens alimentares ultrapassou os 20%.

Na semana passada o ministro da Economia prometeu que iria ser inflexível com situações anómalas, ou seja, com subidas de preços de alimentos que apontem para margens de lucro exageradas. Só que, entretanto, essa inflexibilidade não se traduziu em medidas concretas.

Parece que a passividade resulta de o Governo não saber o que fazer, porque não tem informação suficiente. Em maio do ano passado foi criado, no papel, um observatório de preços, para analisar o processo da formação dos preços dos alimentos, do produtor ao consumidor. Em outubro este observatório foi formalizado. Mas o organismo ainda não funciona. Assim, nos próximos meses não deverão surgir medidas governamentais contra as tais situações anómalas, porque não existem meios para as identificar com seriedade.

Perante a falta de dados concretos sobre a formação dos preços alimentares temos assistido a acusações mútuas dos intervenientes no ciclo de produção dos bens. Não é um bonito espetáculo e, sobretudo, deixa os consumidores sem saberem quem devem culpar.

Para já podem culpar o Governo, que se atrasou irresponsavelmente na entrada em funcionamento de uma entidade capaz de apurar quem abusa na subida dos preços. É o que faz uma maioria absoluta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.