Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A incapacidade para prever e planear

23 fev, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Depois de seis anos de navegação à vista, o novo governo de A. Costa tem uma perspetiva de estabilidade de mais de quatro anos. Não pode perder a oportunidade para, finalmente, prever e planear a prazo.

O próximo governo terá um horizonte de quatro anos e meio. Mas será que irão prevalecer as tendências que marcaram os últimos anos, durante os quais tivemos um governo em navegação à vista, apenas movido pelos imperativos do imediato? Esse risco existe, é o da inércia.

A incapacidade para prever e planear a prazo caracterizou a maneira como Portugal foi até aqui governado. Vejamos alguns exemplos. Desde pelo menos 2019 que se sabia existirem problemas com as regras para as votações de emigrantes. No entanto, nada foi feito para prevenir o vergonhoso caso que obriga a repetir as eleições para o círculo da Europa.

Toda a gente se queixa agora dos malefícios dos olivais intensivos, regados com água do Alqueva. Mas o problema estava bem à vista desde há anos. Os que investiram nesses olivais de cultura intensiva serão os menos prejudicados – quando os solos já não derem mais esses levantarão a tenda e irão colocá-la noutro lado.

Os custos da degradação dos solos outros os irão pagar. Ou seja, prevalece a política do lucro imediato, que os governantes não souberam ou não quiseram contrariar.

A seca é outro exemplo da incapacidade para prever e planear em consequência. Até há poucas semanas a seca e a falta de água não eram assunto no espaço público nacional. De um momento para o outro, a seca e a falta de água dominam a atualidade informativa.

Perdeu-se, assim, a oportunidade para tomar em tempo útil medidas capazes de atenuar os dramáticos efeitos de uma seca que é tudo menos inesperada.

Se com um governo de maioria absoluta, livre de crise políticas, não for possível prever e planear, quando o será?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.