Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O que pretende Putin

16 fev, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


É possível que o objetivo principal de Putin seja destroçar economicamente a Ucrânia. Todo este ameaçador espetáculo militar russo teve já um efeito dramático na economia ucraniana.

As atuais ameaças de Putin à Ucrânia começaram há quase um ano, em março de 2021. Nas últimas semanas a tensão atingiu níveis elevados, com os EUA a alertarem para a possibilidade de uma eminente invasão russa da Ucrânia.

Pois ontem o ministério da Defesa da Rússia anunciou que iriam começar a retirar algumas unidades militares que realizaram exercícios perto da fronteira com a Ucrânia. Um porta-voz russo afirmou que o dia de ontem “ficaria na história como o dia em que a propaganda ocidental falhou”.

Na véspera assistimos na televisão a uma encenação curiosa: o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, pedia a Putin mais tempo para negociar; com ar enfadado, Putin não negou o pedido de Lavrov. Não é todos os dias que podemos seguir na TV conversas supostamente ultra secretas...

Não creio que Putin tenha posto em marcha 130 mil soldados, milhares de tanques e outro material militar pesado apenas para assustar o Ocidente - e depois mostrar que, afinal, não se concretizaram as perspetivas catastróficas evocadas pelos EUA. Putin classificava de alarmistas e enganosos os alertas de Washington, mas simultaneamente mantinha e reforçava o cerco militar à Ucrânia – aparentemente não fazia sentido.

Talvez faça sentido se – é apenas uma hipótese – o objetivo principal de Putin for destroçar economicamente a Ucrânia. Todo este ameaçador espetáculo militar russo teve já um efeito dramático na economia ucraniana. O receio de uma invasão terá levado a avultadas fugas de capitais da Ucrânia. Inúmeras companhias aéreas deixaram de voar para aquele país. O turismo desapareceu. O investimento estrangeiro afasta-se. Etc.

Também é de admitir que, nas negociações, Moscovo logre obter dos países da NATO algumas garantias de contenção. Mas nada que se pareça com as pretensões iniciais russas. Estas eram tão exageradas que suscitaram incredulidade.

Mas esse será um benefício secundário para a Rússia. O essencial para Putin, tudo indica, será destruir a frágil economia ucraniana e instabilizar aquele país. Ainda que para isso seja preciso voltar a erguer o espectro de uma ameaça de invasão. Putin vai manter a pressão militar, ainda que acabe por não invadir a Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    16 fev, 2022 Lisboa 10:35
    Para quê uma guerra convencional, que aliás já não seria o passeio no parque que foi em 2015 pois entretanto o Exército Ucraniano reforçou-se, quando uma CiberGuerra faz quase o mesmo e sai muito mais barata?