Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onda de calor

Recorde em abril. Temperatura atingiu os 36.9 graus em Mora

27 abr, 2023 - 20:36 • Ricardo Vieira

Há 78 anos que não havia um dia tão quente no mês de abril.

A+ / A-

Mora, no distrito de Évora, foi esta quinta-feira a localidade mais quente de Portugal, com a temperatura máxima a chegar aos 36.9 graus, indica o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). Um recorde para o mês de abril.

Há 78 anos que não havia um dia tão quente no mês de abril, conhecido por ser de "águas mil".

"De realçar que o valor máximo extremo para o mês de Abril, 36ºC no Pinhão registado em 1945, foi ultrapassado no dia 27 em 4 estações", refere o IPMA.

Além dos 36.9º graus em Mora, foram registados 36.7 na Amareleja, 36.5 em Neves Corvo, 36.3 em Alcácer do Sal, 36.2 em Alvalade/Sado e 36.1 graus em Portel.

"Em 61 % das estações foram ultrapassados os valores extremos de temperatura máxima do ar" e "45 % das estações registaram novos extremos de temperatura máxima do ar, no dia 27, refere o IPMA.

O Instituto do Mar e da Atmosfera explica que a atual onda de calor resulta "da circulação atmosférica - anticiclone localizado junto à Península Ibérica - que transportou uma massa de ar quente e seca com origem no norte de África, para a região da Península Ibérica".

"Esta situação meteorológica, que está a influenciar o estado tempo no território Continental, dará origem a uma terceira onda de calor em diversas regiões do Pais das quais se destacam: Alentejo, Lezíria do Ribatejo e Beira Interior", alerta o IPMA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+