Lazer

Onde estender a toalha? Eis dez praias portuguesas a visitar no verão

17 jun, 2023 - 14:00 • Redação

A partir deste sábado, as praias do Norte entram no ativo e oficializa-se, assim, a abertura da época balnear em todo o país. Se não sabe ainda onde vai esticar a toalha e apanhar sol, espreite esta lista de alguns dos melhores areais do país.

A+ / A-

Praia de Cacela Velha

A Praia de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António, no Algarve, segundo um artigo do jornal britânico “The Guardian”, “é uma das praias mais bonitas e mais visitadas de Portugal”.

Com “água quente e translúcida, com as poças e lagoas que surgem na maré baixa a revelarem a vida marinha”, é a praia portuguesa mais destacada no matutino britânico.

Cacela Velha está integrada no Parque Natural da Ria Formosa, e existem duas opções para lá chegar: a pé, a partir da praia da Manta Rota, quando a maré o permite, ou através de barco.

A partir da igreja e da fortaleza da Cacela Velha, é possível ter vista para a Baía de Monte Gordo. as ilhas de Tavira e Cabanas.

Praia dos Caneiros

A Praia dos Caneiros, localizada no Ferragudo, vila do município de Lagoa-Algarve, mereceu também destaque por parte do “The Guardian”, pelas suas “águas cintilantes e pouco profundas”.

Esta praia tranquila, situada a sul da bonita vila de Ferragudo, é rodeada pelas falésias de calcário que se estendem ao longo de toda a costa algarvia. Surge no seguimento do Vale da Azinhaga e conta com um areal largo e extenso, enquadrado por arribas altas onde se observam faixas de diferentes cores.

As paredes rochosas estão muito sulcadas e corroídas pela água da chuva. Na base da arriba, é visível o desgaste nas rochas causada pela ação do mar.

Praia de Moledo

A Praia de Moledo, em Caminha, Viana do Castelo, conta com um vasto areal e milhares de visitas de banhistas devido às propriedades terapêuticas das suas águas, devido à elevada concentração de iodo.

Muito próxima do rio Minho, a praia de Moledo é também bastante procurada por praticantes de surf, windsurf e bodyboard, devido ao vento que por vezes se faz sentir.

Conta também com uma ilha rochosa onde está edificada uma pequena fortaleza, o forte da Ínsua. Este monumento nacional, erguido por D. João I no século XIV, é de possível visita através do acesso por barco e localiza-se na Ínsua de Santo Isidro, a sul da Foz do Rio.

Localizada no distrito mais a norte de Portugal, no alto Minho, a Praia de Moledo é sem dúvida uma das mais belas praias desta região.

Praia das Bicas

A Praia das Bicas, em Sesimbra, foi também uma das destacadas pelo “The Guardian”, devido ao “areal fino e dourado”.

Localizada a oeste de Lisboa, esta é uma das praias da região de Setúbal.

A Praia das Bicas, na base da encosta da Serra da Arrábida, contém um vasto areal a que se chega através de uma longa escadaria que desce da falésia. É também uma praia muito procurado por surfistas.

Praia da Foz do Arelho

A Praia da Foz do Arelho, localizada em Óbidos, está localizada na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar e contém uma paisagem que não deixa ninguém indiferente.

Nesta praia é possível visitar dois tipos de praia distintos. Uma virada para o Atlântico, outra para a Lagoa de Óbidos. A primeira é perfeita para atividades como surf e possui Bandeira Azul, confirmando a qualidade das suas águas. Já na zona da lagoa é possível mergulhar em águas mais calmas, sendo ideal para famílias com crianças.

A prática de windsurf é também possível no local devido ao vento que normalmente aqui se faz sentir.

Praia das Azenhas do Mar

Azenhas do Mar, localizada em Sintra, uma das 14 aldeias finalistas das “7 Maravilhas de Portugal”, tem como grande atração a piscina oceânica escavada na rocha e conta ainda com a povoação construída no alto da arriba de mesmo nome.

O areal em baixo não é muito vasto, mas a vista e semblante do local enche as medidas a qualquer visitante.

Apelidada por muitos como “uma das praias mais bonitas de Portugal”, a antiga aldeia piscatória já inspirou pintores no passado. Procurada para momentos de maior tranquilidade ao longo do ano, Azenhas do Mar é também local preferencial para fotógrafos e curiosos de todas as idades.

Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe está situada no baixo Alentejo já próxima da região do Algarve. Localizada no concelho de Aljezur, esta praia é um dois em um, pois é possível banhar-se nas águas salgadas do Atlântico e nas águas doces da Ribeira de Seixe, local agradável para passeios de barco ou de canoa.

Esta praia, que conta com um extenso areal, é uma das pertencentes à Costa Vicentina. Rodeada de arribas e de pontos elevados, é possível avistar cegonhas e aves de rapina.

Com um acesso muito fácil a partir da localidade de Odeceixe, é uma das praias mais conhecidas da região.

Praia da Zambujeira do Mar

A Praia da Zambujeira do Mar, em Odemira, está “rodeada por altas falésias com vistas deslumbrantes sobre o oceano”.

Pertencente ao parque natural da Costa Vicentina Sudoeste Alentejano, esta praia está rodeada por altas falésias de basalto. As condições são ideais para a prática de surf e bodyboard, com ondas fortes.

Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no primeiro fim de semana de agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

Praia do Porto Santo

A Praia do Porto Santo, situada a Sul da Ilha de Porto Santo, assume-se como sendo a única praia com areia do arquipélago da Madeira.

Estende-se sem interrupção ao longo de 9 km.

Para além do longo areal é conhecida pelo clima ameno e águas calmas, límpidas e quentes.

A Praia de Porto Santo é bastante apetecível para turistas devido às propriedades terapêuticas que lhe são reconhecidas no tratamento de problemas ortopédicos e de circulação.

Praia da Física

A Praia da Física, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, faz também parte do top de praias portuguesas.

Esta Praia inserida nas praias de Santa Cruz faz parte do litoral do Centro de Portugal que é conhecido como a Costa de Prata, devido ao “intenso reflexo da luz no mar”.

Santa Cruz, a 40 milhas a norte de Lisboa, e a Praia da Física mais concretamente, conta com formações rochosas trabalhadas pela erosão e é muito procurada por bodyboarders e surfistas devido à qualidade das ondas que aí é verificada.

No extremo sul da praia destaca-se o Penedo do Guincho, formação geológica pertencente ao período do Jurássico Superior, com 30 metros de altura. Esta rocha é uma das atrações de Santa Cruz e possui uma fenda abobadada a qual é atravessada pelo mar.

Durante as marés mais vazias, é possível atravessá-la a pé.

E algumas informações importantes

A época balnear de 2023 vai integrar 589 praias de banhos, mais 4 do que em 2022. Locais estes onde “a vigilância está assegurada por nadadores-salvadores”, segundo garantiu a portaria publicada em Diário da República, assinada pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e pelo Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.

Durante a época balnear a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai realizar análises à água para assegurar uma maior segurança aos banhistas.

A aplicação “Info Praia” está novamente ativa para facilitar o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+