Tempo
|
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
O que se sabe sobre o ataque ao Centro Israelita em Lisboa?

O que se sabe sobre o ataque ao Centro Ismaelita em Lisboa?

28 mar, 2023 • Anabela Góis


No Explicador desta tarde falamos do ataque no Centro Ismaelita, em Lisboa. Duas mulheres morreram, um homem ficou ferido.

Poderá ter sido um atentado?

Ao que tudo indica não, mas as motivações do atacante, que é um refugiado afegão, ainda estão a ser objeto de investigação por parte da Polícia Judiciária (PJ). Aliás, a PJ está, nesta altura, a fazer buscas na casa do detido. Mas todas as declarações oficiais feitas até agora apontam para um ato isolado.

De acordo com testemunhas, o ataque foi realizado com uma faca de grandes dimensões, durante uma aula de português, na qual estavam 16 alunos, todos afegãos. O suspeito desentendeu-se com o professor e terá atacado o mesmo com a faca; depois saiu da sala e matou duas mulheres, ambas de nacionalidade portuguesa - uma professora e uma funcionária que trabalhava no apoio à integração dos refugiados. Desconhece-se, porém, se foi um ataque fortuito ou se mantinha algum tipo de conflito com as duas vítimas.

E do atacante, o que é se sabe?

Sabe-se que é um cidadão afegão chamado Abdul Bashir, terá 28 ou 29 anos e foi acolhido em Portugal há pouco mais de um ano - com estatuto de refugiado - ao abrigo da cooperação europeia. Vivia em Odivelas e veio de um centro de refugiados na Grécia, onde estava com a mulher - que morreu lá - e com três filhos - de 9, 7 e 4 anos.

De acordo com o que adiantou, já esta tarde, o ministro da Administração Interna, o suspeito tinha uma vida bastante tranquila. Beneficiava do apoio da comunidade ismaelita, no ensino de línguas, no apoio alimentar e cuidado com as crianças e, ainda segundo José Luís Carneiro, não tinha qualquer sinalização que justificasse cuidados de segurança.

O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, onde está localizado o centro ismaelita, disse, em declarações Renascença, que o homem sofre de problemas psicológicos.

O suspeito foi ferido pela Polícia, agora onde está?

Está hospitalizado em São José, foi submetido a uma cirurgia, uma vez que foi baleado numa perna, mas, ao que apurámos, está estável.

Ele foi detido no local pela Polícia, que foi chamada ainda enquanto o ataque estava a decorrer, muito perto das 11 da manhã.

Quando chegaram, os policias viram o homem armado com a tal faca e deram-lhe ordem para que parasse, mas ele não obedeceu e avançou para os policias com a faca na mão, pelo que a policia disparou. Está, portanto, no hospital, mas sob custódia policial.

E o professor que foi ferido, como está?

Está livre de perigo. Tem cortes no peito e no pescoço, mas são superficiais. Aliás, o professor foi pelos seus próprios meios ao hospital de Santa Maria, onde foi assistido.

Este caso foi noticiado no estrangeiro?

Sim, a imprensa internacional está a dar destaque ao caso, sobretudo, a imprensa europeia. Mas o episódio também chegou ao Brasil, onde a Globo fala em até atentado, o que tem de se considerar como "precipitado", perante a informação que temos.

Todos os outros órgãos, como é o caso da Reuters, da Associated Press, a BBC online e a ABC News, escrevem que se desconhecem as motivações do agressor.

Em Espanha, o caso é notícia nos diários El Mundo e El País. E, em França, o acontecimento também é destaque no Le Fígaro, que escreve que a "hipótese" de ataque terrorista não foi confirmada até ao momento.

Que centro é este e quem são os ismaelitas?

Os ismaelitas são uma minoria muçulmana xiita, cuja origem remonta ao século VIII. Distinguem-se pelo facto de serem a única comunidade islâmica liderada por um imã vivo - com descendência direta do profeta Maomé - que é o príncipe Karim Aga Khan. O atual, Karim al Hussaini, tem nacionalidade portuguesa desde 2019.

Os ismaelitas começaram por ser uma minoria nómada discriminada, mas agora têm altos padrões de vida entre a comunidade muçulmana, onde quer que vivam e, através da Fundação Aga Khan, desenvolvem um amplo trabalho de cariz social e cultural. Em Portugal, o Centro Ismaelita ajuda crianças e jovens desfavorecidos, dá bolsas de estudo e promove programas de apoios a idosos.

Em todo o mundo fazem parte desta comunidade cerca de 15 milhões de pessoas. Em Portugal, serão entre 8 mil e 10 mil.

O Centro Ismaili de Lisboa, onde se deu o ataque desta terça-feira, é um dos principais pontos religiosos e culturais da comunidade em Portugal.

A sede mundial dos ismaelitas está em Portugal desde 2015 e chegou a estar instalada naquele centro, mas há 3 anos foi transferida para o Palacete Leitão, na Rua Marquês da Fronteira, também em Lisboa.

Sugestões para o Dia Mundial do Teatro
O que é que vai acontecer depois do primeiro dia de impasse na Assembleia da República?
O que se passa na eleição para presidente do Parlamento?
Técnica agredida em Coimbra. Por que é que estes casos são cada vez mais frequentes?
Faltam computadores. As provas vão mesmo ser digitais?
A Rússia tinha sido avisada de que era possível que ocorresse um atentado?
Estafetas precários em luta. Quais são as reivindicações?
José Sócrates ainda vai ser julgado por corrupção?
Há mais pedidos de licença alargada. Porquê?
Por que é que a natalidade vai continuar a cair pelo mundo?
Concluída a contagem dos votos dos emigrantes o que se segue?
Por que é que faltam tantos dentistas ao SNS?
Megaoperação Maestro. O que está em causa nas suspeitas sobre Manuel Serrão e Júlio Magalhães?
Greve de professores pode colocar em risco exames nacionais em formato digital?
Começou a contagem dos votos na emigração. Pode mudar o resultado das legislativas?
Como é que os contribuintes podem reclamar do valor das deduções do IRS?
Já se conhece o novo modelo de cartão de cidadão. O que se sabe sobre o documento?
Por que é que a Dinamarca introduziu o serviço militar obrigatório para mulheres?
O que é um orçamento retificativo e para que poderá servir?
O que se sabe sobre o surto de hepatite A em Portugal?
A Provedora de Justiça pede a inconstitucionalidade da lei da eutanásia. Com que argumentos?
Como vai chegar a ajuda a Gaza?
Santarém ainda pode receber o futuro aeroporto?
Quando teremos um novo Governo?
AD venceu, mas sem a maioria que lhe permita governar sozinha. Quais são os cenários em cima da mesa?
Há eleições este domingo. O que devo fazer para votar?
Contribuintes vão ter de pagar travão ao aumento das portagens?
Os meus dados biométricos por dinheiro. O que é a WorldCoin?
Como é que viciados em jogos online podem pedir para se autoexcluírem?
Qual é a estratégia industrial de defesa da UE?
O PS quer que professores aposentados voltem a dar aulas?
Como estão as listas de candidatos destas eleições?
Por que é que tantos portugueses não confiam nos políticos?
Verificando os factos. Quais têm sido as polémicas da campanha?
Ricardo Salgado foi condenado mas pode não cumprir a pena?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.