Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Como estão as listas de candidatos destas eleições?

Explicador Renascença

Como estão as listas de candidatos destas eleições?

04 mar, 2024 • Fátima Casanova


Já na última semana de campanha eleitoral, é tempo de ver à lupa as listas de candidatos a deputados dos diferentes partidos.

Será que respeitam a lei da paridade? Qual é o partido com mais independentes nas listas? E quais as profissões mais representadas?

Qual é o retrato geral das listas de candidatos?

Nestas eleições, no boletim de voto, vamos encontrar 18 partidos ou coligações. No total, que apresentaram 4.616 candidatos a deputados.

Comparando com as últimas eleições, de 2022, há mais 600 nomes nas listas.

Qual é a lista com mais nomes, a mais rechonchuda?

É a da CDU. A coligação preencheu as listas de candidatos com 322 nomes.

Logo a seguir está outra coligação, a AD - apresentou 321 candidatos.

Até que ponto é que é cumprida a lei da paridade?

A lei da paridade estipula que não podem ser colocados de forma consecutiva, na ordenação da lista, mais de dois candidatos do mesmo sexo.

No levantamento feito pela Renascença, há 3 partidos que não estão a cumprir a lei da paridade. São eles o Alternativa 21, o ADN e o Volt, todos eles sem assento parlamentar.

As listas estão publicadas no portal da Comissão Nacional de Eleições.

Que partidos têm mais mulheres nas listas de candidatos?

Olhando só para os partidos com assento parlamentar, o PAN está a liderar: metade dos candidatos são mulheres. Em segundo lugar, está o Bloco de Esquerda. Curiosamente, são dois partidos liderados por mulheres.

Mas há outro dado interessante: olhando só para os cabeças de lista dos 22 círculos eleitorais, a CDU é o único partido com uma divisão equitativa.

Quanto a independentes, que os partidos tanto gostam de anunciar... Há muitos?

São 448 candidatos. Dos partidos com assento parlamentar, o Livre é o que tem mais pessoas com este estatuto: são 46.

Seguem-se a CDU, com 8 e a AD com 6.

Há candidatos independentes em todos os círculos eleitorais?

Não, nem todos. Aveiro, Évora, Faro, Viseu, os círculos da Europa e Fora da Europa, não têm independentes nas suas listas.

Quais são as profissões dos candidatos à Assembleia da República?

Nem todos os partidos partilharam essa informação. Das mais de 4.600 pessoas, só cerca de 1.100 têm identificadas as profissões. Encontramos professores, advogados, médicos, enfermeiros, investigadores, e também estudantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.