Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É preciso evitar erros da resposta europeia às crises de 2008 e 2010, diz Governo

26 ago, 2022 - 15:57 • Lusa

Portugal defende que se deve aproveitar a experiência dos instrumentos criados para responder à pandemia, para se criar um “verdadeiro instrumento europeu de estabilização” para responder às crises.

A+ / A-

O Governo defendeu esta sexta-feira ser necessário evitar os erros da resposta europeia à crises de 2008 e 2010, no âmbito da reforma da governação económica, pedindo a Bruxelas o aproveitamento dos mecanismos criados no âmbito da pandemia de covid-19.

“É essencial não repetir os erros da resposta europeia à crise financeira de 2008 e à crise das dívidas soberanas de 2010, o que apenas conduziu a uma maior fragmentação no seio da UE [União Europeia]”, lê-se no documento “As Prioridades de Portugal para o Programa de Trabalho da Comissão 2023”.

Portugal quer sejam aproveitados os instrumentos de resposta à pandemia de covid-19, que sublinhou terem permitido manter postos de trabalho e apoiar o relançamento da economia europeia.

Neste sentido, a União Europeia (UE) deve ter um “verdadeiro instrumento europeu de estabilização” para responder às crises.

Conforme sublinhou, a crise decorrente da guerra na Ucrânia confirma a necessidade da criação deste mecanismo.

“Este instrumento poderá inspirar-se, por exemplo, no SURE, que provou ter sido um elemento central na resposta à crise pandémica, mitigando o seu impacto económico e social”, apontou.

O SURE é um instrumento de apoio temporário para proteger postos de trabalho afetados pela pandemia, através de empréstimos da UE aos Estados-membros, num máximo total de 100.000 milhões de euros.

Por outro lado, o Governo sublinhou que a prosperidade depende da capacidade de investimento no futuro, “pelo que urge desbloquear o potencial de investimento da União”.

Neste âmbito, Portugal sugere a criação de um instrumento orçamental comum, assente em reformas, uma ideia que disse ter sido seguida, no geral, no ‘Next Generation EU’, pacote de recuperação económica europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+