Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Portugueses estão "mais tranquilos"

15 nov, 2018 - 20:01

José Luís Carneiro lembra que a confirmarem-se as informações relativamente aos termos do acordo, os cidadãos da UE “beneficiarão do estatuto de mobilidade e de acesso aos direitos sociais do Estado britânico nos termos em que têm hoje".

A+ / A-

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas acredita que os cidadãos portugueses estão "mais tranquilos" quanto às consequências do Brexit.

À margem de uma conferência sobre turismo da saudade, organizada pelo Jornal de Notícias e pela Câmara de Vila Nova de Gaia, o governante revelou que "o grande pico de procura dos serviços consulares no Reino Unido ocorreu por altura do referendo [em 2016]. Depois foi desenvolvida formação e capacitação dos nossos funcionários, movimento associativo e com as autoridades britânicas e europeias", salientou José Luís Carneiro.

Por isso, "hoje os cidadãos estão mais tranquilos", um sentimento que o governante acredita ter sido reforçado pelo acordo entre Londres e Bruxelas.

"A confirmarem-se as informações que temos neste momento relativamente aos termos do acordo, os cidadãos da União Europeia (UE) beneficiarão do estatuto de mobilidade e de acesso aos direitos sociais do Estado britânico nos termos em que têm hoje", referiu.

José Luís Carneiro revelou ainda que houve uma quebra de cinco mil saídas de Portugal para o Reino Unido na transição de 2016 para 2017.

O secretário de Estado salientou que "a primeira preocupação que os portugueses devem ter é a de estarem inscritos nos serviços consulares, ler as informações do portal das comunidades portuguesas e estar inscritos nos serviços da segurança social britânica".

O governante recordou ainda que os cidadãos europeus podem habilitar-se ao estatuto de residente permanente e de não permanente, sendo que no primeiro caso têm que residir há mais de cinco anos consecutivos no Reino Unido.

Londres e Bruxelas chegaram a acordo no dia 13 de novembro, mas ainda há muitas incógnitas no processo, que já levou à demissão de vários membros do Governo da primeira-ministra britânica Theresa May.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+