Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Ser Professor em Portugal: uma profissão em declínio?

Da Capa à Contracapa

Ser professor em Portugal: uma profissão em declínio?

21 jun, 2023 • José Pedro Frazão


Greves, negociações de carreira, falta de professores para milhares de alunos. Num dos anos recentes mais conturbados para a profissão, a educação viveu num contexto de perturbações no primeiro ano letivo após as restrições da pandemia de COVID 19. Um debate com o economista Luís Catela Nunes (NOVA SBE) e o novo presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes.

No epicentro estão os professores, que têm reivindicado medidas ligadas às contagens de tempo de serviço, progressões de escalão ou precariedade na contratação.

Com que condições é possível ensinar com qualidade em Portugal? Como impedir a projetada falta de docentes nos próximos anos? Há um problema na perceção da profissão de professor aos olhos dos portugueses ? Quem vai querer ser professor nos próximos anos?

Um debate com o economista Luís Catela Nunes (NOVA SBE) e o novo presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.