Tempo
|
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
O crescimento
Ouça o Conversas Cruzadas desta semana

Conversas Cruzadas

O crescimento

04 jun, 2023 • José Bastos


Eduardo Baptista Correia, Carvalho da Silva e Nuno Botelho na análise da atualidade.

Na semana em que o INE divulgou a estimativa rápida que coloca o PIB a crescer 2,5% nos primeiros três meses do ano e a inflação a abrandar para os 4% em maio, na avaliação do ministro da Economia há indicadores sugerindo que a economia pode crescer 3% em 2023.

Na entrevista à Renascença, António Costa Silva reconhece que uma possível recessão na Alemanha pode condicionar a previsão, mas a sua aposta é de um crescimento económico de 3%, ou superando até essa meta, assumindo ser esse um resultado magnífico.

Marcando a semana económica, as declarações do ministro à Renascença adensam ainda mais um fenómeno de análise algo complexa. A economia portuguesa apresenta indicadores conjunturais positivos: inflação controlada, exportações em alta e desemprego a descer. Mas não há como negar uma crise de rendimentos a afetar, não apenas os mais desfavorecidos mas a classe média asfixiada pelo aumento dos preços, juros dos empréstimos da habitação e pressão crescente da carga fiscal.

Como se explica esta aparente contradição? É o modelo de crescimento económico que precisa de ser alterado? Um dos debates incontornáveis é o do turismo a regressar em força para ser o acelerador económico do ano, em particular neste verão. Vamos ter de refletir num modelo assente em baixos salários e reduzido valor acrescentado, mas a favorecer a arrecadação fiscal do Estado? E a produtividade?

Porque razão as estatísticas risonhas, positivas e geradoras de confiança escondem uma realidade social complexa de salários baixos com, por exemplo, o mercado habitacional deslocado da realidade? O governo destaca os indicadores económicos, mas, como já observou o PR, os resultados tardam a chegar aos cidadãos. Como se contraria o empobrecimento crescente da classe média?

A análise é de Nuno Botelho, líder da ACP – Câmara de Comércio e Indústria, Eduardo Baptista Correia, gestor e professor universitário e Manuel Carvalho da Silva, sociólogo, professor da Universidade de Coimbra a olharem também para Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.