Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
É possível lutar contra as alterações climáticas a partir do espaço?

Compromisso Verde

É possível lutar contra as alterações climáticas a partir do espaço?

13 dez, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Presidente da Agência Espacial Portuguesa esteve na COP 28, a primeira na qual houve um encontro de responsáveis destas instituições.

Para resolver um problema global é preciso uma visão global e, nesse sentido, observar a Terra do espaço é uma vista privilegiada. A ideia é expressa por Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa (APA).

Conde esteve no Dubai, na COP28, que terminou esta quarta-feira e que fica na história como sendo a primeira durante a qual houve um encontro de responsáveis de agências espaciais. Em declarações à Renascença, Ricardo Conde fala da importância dos dados obtidos através de milhares de satélites que permitem acompanhar e estudar a evolução dos fenómenos na Terra.

“Na COP28, no sentido de conhecer melhor o território e de conhecer melhor estas interações, acordámos entre todos um manifesto para uma partilha de dados, caminhando numa política de dados abertos”, refere.

Nesta entrevista à Renascença, Ricardo Conde enaltece o papel que a União Europeia tem tido como “guardiã das informações de satélite” sobre as “questões das alterações do clima a nível global”.

Conde adianta ainda que está a ser preparada uma segunda geração do sistema de satélites europeus Copernicus que poderá, por exemplo, monitorizar as emissões de dióxido de carbono por país.

O podcast Compromisso Verde é uma parceria Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.