Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Daqui a 10 anos jovens adultos não terão carro nas cidades, diz especialista

​Compromisso Verde

Daqui a 10 anos jovens adultos não terão carro nas cidades, diz especialista

22 fev, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


“Seria um investimento completamente desnecessário e caro”, diz professor do Instituto Superior Técnico da área dos transportes públicos e comunicações. Melhoria nos transportes públicos está a ser feita, assegura.

Daqui a 10 anos, os jovens adultos que viverem nas grandes cidades não terão carro próprio. A tendência é identificada por Luis Picado Santos, professor do Instituto Superior Técnico e especialista em transportes públicos e vias de comunicação.

Luis Picado Santos reconhece que, embora ainda sejam necessárias melhorias nos transportes públicos, já há caminho feito que permitirá, a médio prazo, outro tipo de opções a nível de mobilidade.

“Se viverem numa área metropolitana, seria um investimento completamente desnecessário e caro possuir um carro individualmente”, diz, referindo-se às decisões que tomarão os jovens adultos daqui a 10/12 anos.

Este especialista explica que “as novas gerações têm uma abertura maior para fazer essa mudança do que gerações um pouco mais idosas”, também à boleia do “empurrão da orientação da Comissão Europeia, no sentido de uma maior sustentabilidade da mobilidade, em todos os níveis”.

Também Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa, considera que no prazo de 10 anos, o cenário dos transportes vai mudar, passando, entre outras, por uma aposta no metro de superfície.

“Há várias linhas, vários eixos que estão em estudo: o de Loures e também o chamado LIOS, ocidental e oriental, há o Metro do Sul do Tejo, que hoje é uma realidade e tem um plano de expansão”, avança.

O “Compromisso Verde” é uma parceria entre a Renascença e a Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.