A+ / A-

França vai dar entre sete e 25 euros a quem queira consertar sapatos e roupa

12 jul, 2023 - 09:24 • Redação

Medida do governo francês visa reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil, uma das mais poluentes do planeta. Todos os anos, 700 mil toneladas de roupa são deitadas fora pelos franceses.

A+ / A-

O estado francês vai dar, a partir de outubro, um subsídio para incentivar as pessoas a repararem as roupas e os sapatos, em vez de os deitar ao lixo.

De acordo com a agência France Press, a medida visa reduzir as 700 mil toneladas de roupas que são atiradas fora pelos franceses todos os anos. Desse volume, dois terços acabam em aterros sanitários.

"A partir de outubro, os consumidores poderão ser apoiados no reparo das roupas e dos sapatos", disse o secretário de Estado para a Ecologia, Berangere Couillard, durante uma visita às instalações parisienses de La Caserne, um centro de moda responsável.

A governante convidou "todas as oficinas de costura e sapateiros a aderir ao sistema" para adquirirem o rótulo de organização ecológica.

De acordo com este sistema, os clientes poderão pedir sete euros para reparar os sapatos e entre 10 e 25 euros para consertar roupas. O fundo tem 154 milhões de euros e estará ativo entre os anos de 2023 e 2028.

Em França, 3,3 mil milhões de peças de roupas, sapatos e roupas de casa foram colocadas no mercado em 2022, segundo a Refashion, que foi instruída pelo governo a apoiar uma indústria mais sustentável.

“O objetivo é apoiar quem faz as reparações”, disse Couillard, referindo-se às oficinas de costura, mas também às marcas que prestam serviços de reparação.

Este incentivo foi modelado a partir da ajuda dada ao reparo de eletrodomésticos. O auxílio faz parte de uma ampla reforma do setor têxtil, uma das indústrias mais poluentes do planeta, iniciada pelo governo francês desde o final de 2022.

Os objetivos passam por obrigar as marcas a terem mais rastreabilidade e a apoiar financeiramente organizações especializadas em reutilizar e reciclar roupas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+