Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Geração Z
Nasceram na era das tecnologias de informação, são mais práticos e mobilizam-se por causas. Até dispensam o carro e a casa, também porque não têm grandes salários para pagá-los, mas arriscam ter o seu próprio negócio. Como podemos ajudá-los? Quais os medos que enfrentam? Que tal começarmos por ouvi-los? "Geração Z" é um podcast quinzenal, publicado à quarta-feira, às 18h, da autoria do jornalista Alexandre Abrantes Neves. Esta é uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
​Geração Z e as redes sociais. Entre o “desligar” e o “scroll infinito”

​Geração Z e as redes sociais. Entre o “desligar” e o “scroll infinito”

23 mar, 2022 • Beatriz Lopes


“Não ter Instagram é como não existir” neste mundo onde as redes sociais são Rainhas. Mas poderemos torná-las menos tóxicas e mais pedagógicas? Neste episódio, deixa-se um conselho: sejam exigentes.

Uns dizem-se “ansiosos” quando se veem “sem rede”, desligados, mas reconhecem que, às vezes, é preciso fazer “um jejum e uma desintoxicação” – a verdade é que, em “três horas de scroll infinito”, as redes sociais pouco trazem de novo.

Outros admitem que o mais importante das redes sociais é que vieram para conectar pessoas, com “avós e netos a falar por Whatshapp”, e que o caminho é mesmo esse. “A partir do momento em que entramos neste mundo infindável da internet, não há volta a dar”. Além disso, “não ter Instagram é como não existir”.

No terceiro episódio do Geração Z, procurámos perceber se são cada vez mais os jovens com necessidade de “desconectar”, qual o peso do ‘like’ nas suas vidas e de que forma é que podem fintar os algoritmos e as “fake news”.

Com a ajuda de Catarina Barreiros, influencer de sustentabilidade, vamos ainda tentar perceber de que forma é que também podemos tornar as redes sociais menos tóxicas, aliando o entretenimento à pedagogia: “Lembro-me de uma professora que imitou um sapo. E eu nunca me vou esquecer de como saltam os sapos”.

“Nós somos o desligar da cabeça ao final do dia. E todos nós já tivemos um professor que dá as aulas de uma forma mais apelativa e um professor mais aborrecido. Ambos ensinam, mas só um cria mudança comportamental”, acrescenta.

Neste episódio, é também convidada da Renascença Ana Jorge, investigadora no Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas, Culturas e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona, que tem dedicado parte da sua investigação à relação dos jovens com as redes sociais.

Para já, um conselho: reclamem do que vos é oferecido. Sejam mais exigentes com tudo o que consomem em entretenimento e cultura.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria joao marques
    19 ago, 2022 portimao 15:21
    São, regra geral, muito superficiais, destituídos de valores morais, sem capacidade de auto-crítica e, por tudo isto, muito convencidos de que sabem tudo.