Emissão Renascença | Ouvir Online
Nota de Abertura
Nota de Abertura
A+ / A-

A morte como direito fundamental: uma voracidade ideológica

08 mar, 2024 • Opinião de Nota de Abertura


Estamos perante uma voracidade ideológica que atravessa - demagógica e totalitariamente - todas as fronteiras.

A França decidiu alterar a sua Constituição e garantir no artigo 34º a liberdade de a mulher recorrer à interrupção voluntária da gravidez.

A constitucionalização do “direito ao aborto” foi apresentada como inovadora no contexto internacional. E é. Trata-se, porém, de uma inovação perigosa e desumana ao consagrar na Constituição como direito fundamental a morte de vidas humanas inocentes.

A França torna-se assim, no primeiro Estado a inscrever o direito a matar na respetiva Constituição. Como se a cultura da morte se transformasse em algo legítimo e saudável, pelo simples facto de estar inscrita num texto constitucional.

O que se conclui é que estamos perante uma voracidade ideológica que atravessa - demagógica e totalitariamente - todas as fronteiras. Mesmo que à custa de milhões de crianças que nunca verão a luz do dia e às quais não são reconhecidos quaisquer direitos, muito menos o mais fundamental de todos eles - o direito à vida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.