Emissão Renascença | Ouvir Online
Nota de Abertura
Nota de Abertura
A+ / A-

Deixar que outros escolham?

07 mar, 2024 • Opinião de Nota de Abertura


Sendo um direito legal, o voto deveria ser também encarado como obrigação cívica.

Milhões de pessoas em todo o mundo, sujeitas a regimes totalitários, vivem sequestradas pelos governos que lhes foram impostos.

Nesses países não se vota. E os cidadãos são afastados da vida pública e coagidos a obedecer àqueles que não escolheram. Gostariam de tomar o seu destino nas mãos, mas a oligarquia que os governa dispensa a democracia.

Frequentemente, nos regimes democráticos passa-se exatamente o inverso. Podendo votar, muitos eleitores prescindem de o fazer. O exercício do direito de voto é muitas vezes desvalorizado e negligenciado. E os abstencionistas chegam a superar o número daqueles que votam.

A democracia, porém, não deveria ser vista como um dado adquirido e é mais frágil do que se possa pensar.

Sendo um direito legal, o voto deveria ser também encarado como obrigação cívica. Porque sem uma participação significativa dos eleitores, as escolhas eleitorais ficarão apenas nas mãos de alguns; mas as consequências serão iguais para todos.

Deixar de participar nas eleições do próximo Domingo é deixar que outros escolham, aquilo que a cada eleitor compete escolher em consciência e tendo em vista o bem comum.

Se desejamos governos verdadeiramente representativos, então é preciso que uma ampla maioria dos portugueses exerça o seu direito de voto. Caso contrário, mesmo um governo maioritário no parlamento, acaba por ser minoritário no país.

É esse o país que queremos?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.