Emissão Renascença | Ouvir Online
Nota de Abertura
Nota de Abertura
A+ / A-

Ninguém está dispensado

26 fev, 2024 • Opinião de Nota de Abertura


Em democracia, ao contrário das ditaduras, o bem comum é da responsabilidade de todos.

Portugal entrou agora na campanha eleitoral para as eleições de 10 de março.

Eleições decisivas para a formação de um novo governo e do qual se aguardam novas respostas.

Novas respostas para novas questões, mas também novas respostas para problemas velhos.

O mais flagrante é o da pobreza, mas caminha a par das insuficiências na saúde, na justiça ou no conceito da escola que queremos para as atuais e para as futuras gerações: uma Escola prisioneira de uma ideologia do Estado? ou uma Escola respeitadora da liberdade das Famílias?

Entre fanatismos de cor diversa, é preciso escolher. E escolher soluções que garantam o futuro sustentável do país. O mesmo é dizer - garantir o futuro sustentável dos portugueses e em Portugal. Para que a emigração, sendo uma possibilidade, não se converta numa fatalidade, imposta pela ausência de perspetivas de futuro.

Se as eleições são importantes, importa que todos participem. Porque em democracia, ao contrário das ditaduras, o bem comum é da responsabilidade de todos.

Ninguém está dispensado de ajudar a construir um país digno, justo e solidário. E - já agora - um país feliz!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Liberato
    05 mar, 2024 Almada 11:13
    Penso que não há ninguém que não queira bem estar, desenvolvimento e perspectivas razoáveis de futuro. Acontece que é difícil acreditar que isso seja dado como garantido num processo de escolha como o processo eleitoral porque o que sucede depois está fora de controlo dos cidadãos e muitas vezes não vai ao encontro desses objectivos. Nos 50 anos de democracia que estamos prestes a celebrar não faltam exemplos, infelizmente, quanto a mim demasiados exemplos.