Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Estamos em seca. Conheça aplicações que podem ajudar a controlar gastos

48k

Estamos em seca. Conheça aplicações que podem ajudar a controlar gastos

25 fev, 2022


Há aplicações que indicam que quantidade de água se gasta, outras que alertam quando os banhos se prolongam muito no tempo e outras que fingem que está a tomar banho.

Há aplicações para todos os gostos, mas todas com o mesmo objetivo: ajudar cada um de nós, nas nossas atividades, a reduzir o consumo de água.

Por exemplo, há apps que ajudam a controlar quanto tempo demora a tomar banho ou a lavar loiça e calcular que quantidade água gasta. Há algumas que são tal forma detalhadas que registam, por exemplo, o tempo que demora na aplicação do champô, amaciador ou do sabonete.

Há outras que não só controlam o tempo que demora na sua higiene diária, como também fazem soar alarmes quando demora demasiado tempo a tomar banho.

Também há outras aplicações mais complexas, que exigem uma casa e aparelhos inteligentes, que permitem avaliar os gastos na casa e identificar onde é que se pode combater o desperdício.

Neste capítulo de aplicações para ajudar a poupar água, há uma em particular que tem um objetivo inesperado. Há quem abra a torneira para fingir, por exemplo, que está a tomar banho. Esta aplicação - Fake Shower (disponível apenas para IOS) tem como único objetivo fazer de conta que está a tomar banho, mas sem correr uma pinga de água. A app permite escolher três tipos de som diferentes, consoante a intensidade do caudal de água que se pretende simular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.