Tempo
|

A+ / A-

9 novembro 2023

Muro de Berlim


Demorou quase um ano para a reunificação oficial da Alemanha Oriental e Ocidental depois da queda do Muro de Berlim. A demolição oficial do Muro de Berlim começou no verão de 1990, mas nessa altura já largas secções do muro tinham sido retiradas pelos “pica-paus das paredes”; o nome pelo qual ficaram conhecidos os alemães que levavam pedaços como recordações ou que os levavam para vender.

Muro de Berlim

Mais de 40.000 secções do muro foram recicladas e usadas em projetos de reconstrução, mas muitos milhares de segmentos foram oferecidos, vendidos ou leiloados e agora estão espalhados por todo o mundo. E estão literalmente em todo o lado.

Há pedaços do Muro de Berlim nos jardins do Vaticano e há até um segmento de muro, protegido por um vidro, nas casas de banho de um casino em Las Vegas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.