Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças Armadas

Serviço militar obrigatório não deve ser apenas para resolver "carência de efetivos", diz CEMGFA

20 mar, 2024 - 13:09 • Liliana Monteiro

General José Nunes da Fonseca considera que as Forças Armadas precisam de medidas para “motivar” efetivos. Lembra que a decisão para aumentar recrutamento é política e que a carreira deve ser para homens e mulheres.

A+ / A-

Se o poder político decidir o regresso do serviço militar obrigatório, este não deverá ser visto como a salvação para a falta de efetivos, defende o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

Palavras do general José Nunes da Fonseca em resposta à Renascença, depois de instado a responder se considera necessário que Portugal realize alterações à prestação do serviço militar.

Na opinião do CEMGFA, as Forças Armadas precisam de “adoção de medidas atempadas que contribuam para melhor recrutar, reter e motivar efetivos, concretamente por via do reconhecimento dos seus méritos e abnegação, bem como da revalorização das suas carreiras”, caminho necessário para “assegurar a obtenção, existência e a manutenção de recursos humanos em patamares de sustentabilidade e de estabilidade adequados.

“A reintrodução do Serviço Militar Obrigatório em Portugal é uma matéria que não deverá ser vista numa lógica redutora de solucionamento de carência de efetivos"

O general José Nunes da Fonseca considera que deve fazer parte "de uma abordagem abrangente de criação de uma prestação de serviço nacional e universal de natureza cívica, destinado à totalidade dos cidadãos (mulheres e homens)".

Considera ainda que “esta abordagem abrangente tem contornos de política nacional, não se colocando para solucionar, pontualmente, desafios de gestão de efetivos das Forças Armadas”.

Para o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas no âmbito da consolidação do modelo de profissionalização do serviço militar nos últimos anos, “foi possível garantir medidas concretas, tais como a implementação do Regime de Contrato Especial, bem como a criação dos Quadros Permanentes na categoria de Praças no Exército e na Força Aérea, que vieram reforçar a complementaridade das diversas formas de prestação de serviço militar efetivo, num modelo assente exclusivamente no voluntariado”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    01 abr, 2024 Agualva-Cacém 19:38
    Que regresse o Serviço Mlitar Obrigatório e que os primeiros a ser incorporados sejam os cobardolas que, desde a Presidência da República, ao Governo e ao Parlamento, fugiram ao cumprimento do mesmo.

Destaques V+