Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ano de 2024 arranca com mais detenções nos aeroportos portugueses

18 mar, 2024 - 09:55 • Liliana Monteiro

Em 2023, foram controlados pela PSP nos aeroportos nacionais mais de 19 milhões de passageiros e 143 apresentavam documentos fraudulentos.

A+ / A-

Só nos primeiros dois meses do ano a PSP já realizou mais detenções nos aeroportos nacionais do que nos últimos dois meses de 2023.

De acordo com dados esta manhã divulgados, relativamente à atuação da Polícia de Segurança Publica no controlo fronteiriço e segurança aeroportuária, entre o dia 1 de janeiro e até ao passado dia 29 de fevereiro foram detidas 44 pessoas contra as 39 detidas na reta final do ano passado.

Dispararam as medidas cautelares aplicadas pela PSP, passaram de 331 para mais de mil, são situações em que as autoridades procedem por exemplo à captura de arguidos procurados, notificam cidadãos de decisões judiciais, aplicam medidas de coação como proibição de saída do país, etc..

No ano passado a PSP controlou mais de 19 milhões de passageiros, destes 143 apresentavam documentos fraudulentos.

Os pedidos de proteção internacional continuam acima da centena, surgem de passageiros que pedem asilo ao nosso país.

Em matéria de segurança aeroportuária a PSP exerce funções em 16 infraestruturas aeroportuárias, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

São dados revelados pela primeira vez pela PSP após a extinção do SEF e a criação da AIMA (Agência para a Integração Migração e Asilo) a 29 de outubro do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Cabecadas
    18 mar, 2024 Lisboa 23:53
    Falácia. Toda a gente sabe, exceto a RR que o controlo de fronteiras em Portugal continua a ser efetuado pelos anteriores inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, agora inspetores da Polícia Judiciária e que as forças de segurança que controlam agora as fronteiras têm nessa função uma quantidade mínima de pessoas. A RR deveria averiguar melhor os comunicados de imprensa que a Polícia Segurança Pública lhe remete para não publicar barbaridades destas.

Destaques V+