Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juiz Nuno Matos é o novo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

17 mar, 2024 - 09:14 • Liliana Monteiro , Diogo Camilo

Lista A venceu por apenas dois votos as eleições no sindicato de juízes.

A+ / A-

O juiz desembargador Nuno Matos é o novo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), vencendo as eleições com 813 votos com uma vantagem de apenas dois votos

A Lista A, com a qual concorria, tinha o lema Pela Independência: Unir e Dignificar.

O novo presidente promete assumir "uma postura proativa, propondo às competentes entidades reformas com vista à permanente defesa dos direitos humanos, à vivência num Estado de Direito democrático, à melhoria do sistema judiciário".

Outro objetivo é a defesa dos direitos e interesses profissionais dos juízes, salientando-se "a melhoria do estatuto socioprofissional do juiz, compatível com as exigências e dignidade da função, o acesso efetivo à medicina do trabalho, protegendo-se os juízes dos riscos para a sua saúde e segurança associados à função que desempenham, nomeadamente "stress" e "burnout"".

A lista B, com o lema Proximidade e Independência, era liderada pelo juiz desembargador Moreira das Neves, tendo conseguido 811 votos e integrava vários membros da direção cessante.

A nível regional, a lista A venceu a direção regional do Norte (com 361 votos contra 202), enquanto a lista B venceu no Centro (125 contra 101) e no Sul (476 contra 355).

A ASJP representa cerca de 90% dos juízes portugueses, havendo cerca de 2.300 magistrados em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    17 mar, 2024 Palmela 12:39
    Tambem ainda nao percebi porque razao o presidente da republica foi o grande derrotado ele nao foi a eleicoes!

Destaques V+