Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1 fevereiro 2023

Regicídio 1908

Carlos Bastos


O “Hino da Carta” foi o hino nacional de Portugal a partir de 1834 e até ao fim da monarquia. Este hino foi escrito pelo próprio Rei D. Pedro IV numa clara homenagem à Carta Constitucional, que o próprio outorgou.

Regicídio 1908

Depois da implantação da República, em 5 de outubro de 1910, o Hino da Carta foi substituído pel'A Portuguesa, que foi oficialmente reconhecida no ano seguinte como símbolo da república e hino nacional português.

Faz hoje anos que A Portuguesa foi apresentada pela primeira vez ao público num sarau em Lisboa.

E faz hoje anos que o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro foram assassinados abrindo caminho para a queda da monarquia e para a implantação da república dois anos depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.