A+ / A-

"Quem pode fazer greve devia fazê-la". Presidente do Congresso dos Jornalistas espera que protesto deixe "marcas"

14 mar, 2024 - 04:36 • Ana Fernandes Silva

"O jornalismo corre sérios riscos de extinção", alerta Pedro Coelho.

A+ / A-

O presidente do V Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho, diz que a greve desta quinta-feira é "uma bomba atómica" necessária perante o "estado a que o jornalismo chegou".

Pedro Coelho diz que a expetativa face à primeira greve geral dos jornalistas em 40 anos "mesmo sendo condicionada, é forte".

"Quem pode fazer greve devia fazê-la", ainda que compreenda que "há muita gente que gostava de fazer mas não vai fazer porque a precariedade não lhes permite".

"Temos visto nas redações que há uma vontade imensa das pessoas em se juntarem a esta greve", diz o também jornalista da SIC à Renascença.

Pedro Coelho não espera "uma paragem total dos meios de comunicação social, mas se houver marcas já é uma vitória".

"O jornalismo corre sérios riscos de extinção", alerta Coelho, argumentando: "Toda a gente acha que pode produzir informação e consumir a informação que lhe é cedida, veiculada por fontes de proximidade, mas, na origem dessa informação há interesses obscuros que ninguém verdadeiramente consegue controlar."

Assim, sublinha o jornalista, esta greve geral "serve também para mostrar a utilidade e a necessidade do jornalismo".

A greve desta quinta--feira foi aprovada por mais de 500 jornalistas em congresso. Mais de 250 apelam em carta aberta à paralisação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    14 mar, 2024 Leiria 12:14
    "...O presidente do V Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho, diz que a greve desta quinta-feira é "uma bomba atómica" necessária perante o "estado a que o jornalismo chegou". Refere-se certamente à qualidade da informação produzida? Ou à conotação política da mesma? Pois é, nos leitores temos essa sensação.

Destaques V+