A+ / A-

Extremamente Desagradável

Joana Marques partilha tudo o que aprendeu na “Cristina Talks”: “Conectem-se com a vossa essência”

Miguel Rato , Joana Marques


O “Extremamente Desagradável” está de regresso e Joana Marques partilha connosco a experiência transformadora que foi assistir às “Cristina Talks”. Cristina Ferreira encheu o Altice Arena, no Parque das “Noções”, e não faltou nenhum dos seus “greatest hits”: “O mercedes velho que conduzia para o primeiro trabalho”, “A minha terra não aparece no GPS”, bem como "A mudança da SIC para a TVI".

Tirar o MBA da Vida

O primeiro “speaker” a ser analisado foi o empreendedor Fred Canto e Castro (também presente no episódio “Breakfast with Fred”). Este contou como a avó foi a sua primeira investidora, pediu para “abraçarmos o nosso futuro”, promoveu atmosferas de não-julgamento e o seu curso “Life MBA”. Joana Marques repetiu a experiência vivida no Altice Arena com o orador motivacional e fez um pedido à Ana e à Inês: “Conectem-se com a vossa essência”.

Fred Talks First - Extremamente Desagradável
Fred Talks First - Extremamente Desagradável

Conjugar o verbo “Ulcerar”

Cristina deu também palco ao “menino” Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que lhe elogiou a vulnerabilidade e disse que “ela transparece a sua alma”.

“Tenho pena que na primeira Talk, em Gondomar, não se tenha lembrado do Valentim Loureiro”, lamenta Joana.

Aprendemos a afastar as doenças e a conjugar o verbo “ulcerar” com Paulo, o senhor (e patrocinador) do Pisca-Pisca, e ficámos desiludidos porque afinal Cristina não é divina: “A Cristina Ferreira respondeu às mensagens de uma pessoa, que mulher! Se não está perto de Deus, devia estar”, comenta Joana a propósito da relação de Cristina com a fã Débora.

Cristina, Débora e Carla - Extremamente Desagradável
Cristina, Débora e Carla - Extremamente Desagradável

Bambu e Trutas

Com aparições sucessivas três dias seguidos, Cristina Ferreira atinge o Olimpo do Extremamente Desagradável, feito só igualado por Gustavo Santos. Em momentos mais confessionais, Cristina ofereceu-nos reflexões sobre o que é a Utopia, contou-nos a história do Bambu, e ficámos a saber o valor do salário mínimo na Bulgária (o equivalente a uns Louboutin).

Para o final tinha reservado um twist que transformou toda a experiência numa palestra “desmotivacional”. "A vida afinal é um lar, daqueles ilegais, onde tratam mal os velhinhos. E os velhinhos somos nós. Fogo, agora apetece-me chorar", desabafa Joana.

Cristina Talks About Shoes and Saints - Extremamente Desagradável
Cristina Talks About Shoes and Saints - Extremamente Desagradável

A terceira edição das “Cristina Talks” já tem data marcada (e esgotada) - 20 de Maio no Multiusos de Guimarães.

Será que com bilhetes a 19€, “já dá para pagar uma indemnização à SIC?”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.