Porta Aberta
A+ / A-

enfermeira

Porta Aberta para Vanessa Alves

04/12/2022 • Dina Isabel


Enfermeira na área de cuidados paliativos, no Hospital da Luz em Lisboa, partilha connosco a sua experiência e de como se procura “aliviar o sofrimento e dar vida a estes dias em que normalmente se baixa a voz para falar de morte”. Vanessa Alves guarda parte do seu tempo também para a JMJ Lisboa 2023, sendo a responsável de comunicação do COD de Portalegre-Castelo Branco.

Porta Aberta para Vanessa Alves

Este domingo, “Porta Aberta” para a enfermeira Vanessa Alves. Nasceu em Lisboa, mas os pais decidiram que seria melhor opção, enquanto família, viverem num local mais tranquilo. Assim, a Vanessa, aos 8 anos, foi viver para Alcaravela, que pertence à diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Voltaria a Lisboa e no início da sua vida profissional, trabalhou alguns anos na área da saúde mental. Embora sempre tenha mostrado interesse em saber mais sobre os cuidados paliativos, de tal forma que é aí exatamente que trabalha hoje em dia, no Hospital da Luz, em Lisboa.

Vanessa Alves é enfermeira na área de cuidados paliativos, que nas suas próprias palavras, pretendem “aliviar o sofrimento e dar vida a estes dias em que normalmente se baixa a voz para falar de morte.”

No seu dia-a-dia, com uma agenda muito preenchida, consegue ainda dedicar parte do seu tempo como enfermeira também no Centro Social e Paroquial da aldeia de S. Miguel d’Acha, concelho de Idanha-a-Nova.

Como conciliar tudo isto? Se há segredo, diz a Vanessa, “é o amor com que faço todas estas coisas”.

A que se junta também o seu empenho na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. É a responsável pela comunicação no COD – Comité Organizador Diocesano – na sua diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.