Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

21 novembro 2022

Frankenstein

Carlos Bastos


Em 1816 Mary Shelley escreveu Frankenstein durante o Verão que passou na Suíça em casa de Lord Byron. Se a inspiração terá vindo da sua vida ou da viagem até ao país dos relógios, ninguém tem a certeza.

Frankenstein

Atualmente muitos investigadores acreditam que, durante a viagem até à Suíça, Mary e o marido visitaram o Castelo Frankenstein numa viagem pelo rio Reno. E lá devem ter ouvido a lenda de um alquimista meio louco que morava no castelo e estava a tentar criar um elixir que faria as pessoas viverem mais de cem anos. E tal como Victor Frankenstein também havia rumores de que ele escavava sepulturas e utilizava corpos para experiências científicas. A teoria é interessante, mas nem todos os investigadores estão convencidos.

No entanto, se aqui existem dúvidas, noutras coisas temos muito mais certezas sobre a história de Frankenstein.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.