A+ / A-

Novo aeroporto: Sócrates aponta ao Governo de Costa e critica direita por "pulo acrobático"

14 mai, 2024 - 22:47 • Lusa

Antigo primeiro-ministro, que lançou aeroporto para Alcochete em 2008, criticou a demora da governação PS e a mudança de opinião da direita sobre os grandes projetos.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou esta terça-feira que o atual Governo PSD/CDS-PP fez em 30 dias o que o anterior não fez em oito anos ao retomar a decisão de construir o novo aeroporto em Alcochete.

"O Governo fez em 30 dias o que o anterior governo não foi capaz de fazer em oito anos - regressar às decisões do Governo Sócrates. A todas elas: ao aeroporto em Alcochete, à nova travessia do Tejo e a o TGV Lisboa-Madrid", escreveu o antigo primeiro-ministro (2005/2011) numa nota enviada à agência Lusa.

José Sócrates considerou depois "muito divertido assistir ao pulo acrobático dos partidos da direita", numa alusão ao PSD e CDS-PP.

"O que antes eram obras faraónicas e desperdício de recursos públicos passaram agora a constituir infraestruturas absolutamente prioritárias para o desenvolvimento. Bravo. Dezasseis anos depois", referiu.

Na mesma nota, o antigo líder dos socialistas insurgiu-se contra o discurso dos "cinquenta anos de estudos" sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, considerando que com isso se "pretende meter tudo no mesmo saco".

"Muito conveniente, mas falso. Absolutamente falso. No meu Governo, estudámos e tomámos decisões. Dezasseis anos depois voltamos a elas. Dezasseis anos depois", acentuou.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).

"O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no campo de tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões", afirmou Luís Montenegro, numa declaração ao país, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, esta tarde.

A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete, a mais vantajosa, ou Vendas Novas, apontando ainda que Humberto Delgado + Santarém poderia ser uma solução transitória.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+