Tempo
|

Renascença Ouve +
Porta Aberta
A+ / A-

Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz

Porta Aberta para Renata Alves

13/11/2022 • Dina Isabel, António Freire


Renata Alves é Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz desde fevereiro de 2020; mesmo à beira do início da pandemia, que resultou num desafio acrescido na missão da Comunidade, que hoje se debate com novos constrangimentos, em resultado deste contexto da guerra e das suas consequências económicas e sociais. Nesta altura, a Comunidade Vida e Paz prepara a Festa de Natal e as inscrições estão abertas para poder participar como voluntário.

Porta Aberta para Renata Alves

Esta semana, “Porta Aberta” para a psicóloga clínica Renata Alves, atual Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz. O seu primeiro contacto com a Comunidade foi aos 24 anos, em Fátima, com o objetivo de fazer um estágio profissional na área das dependências. A partir de 2006, viria a liderar este Centro terapêutico de Fátima da Comunidade Vida e Paz até fevereiro de 2020, quando assumiu a Direção Geral.

Nesta conversa, relembra a principal missão da Comunidade: Prestar auxílio imediato às pessoas em condição de sem-abrigo, servindo refeições, sim; mas o objetivo é ir mais além. Criar relação e ajudar à reinserção: “Reconstruir Sentidos de Vida”.

Numa altura de grandes dificuldades, depois da pandemia e agora com a guerra e as suas consequências, há cada vez mais famílias em risco e, na verdade, os pedidos de ajuda estão a aumentar, mesmo de quem tem teto, mas não consegue garantir a alimentação da família.

A própria Comunidade Vida e Paz, alerta Renata Alves, à semelhança de outras instituições, vive uma fase de constrangimentos financeiros que poderão colocar em risco algumas das suas valências, nomeadamente nas comunidades terapêuticas.

Este ano, a “Festa de Natal” para as pessoas em situação de Sem-abrigo está de volta. É a 34ª edição e vai realizar-se durante 3 dias: 16, 17 e 18 de dezembro, na Cantina da Universidade de Lisboa.

A todos os interessados em participar e a ajudar a levar a magia do Natal aos nossos convidados, a Comunidade Vida e Paz deixa-lhe o desafio de ser voluntário: pode inscrever-se AQUI, nesta plataforma.

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.