Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Elisabete Costa


Por isso, muitas vezes, e nos últimos anos cada vez mais, a catequese deixou de ter lugar no horário de muitas famílias.

Boa noite, 19 de setembro de 2022

A maior parte das crianças ou já começou ou está a começar o novo ano letivo.

Nesta altura, os pais vivem com a cabeça à roda numa tentativa, algumas vezes mal- sucedida, de organizar os horários da família.
Muitas vezes a capacidade de alinhar da melhor forma as atividades de pais e filhos pode significar um ano mais ou menos sossegado e organizado.
Correr da escola para a natação, do judo para a aula de violino, das explicações para a terapia da fala, pode deixar qualquer família de rastos.
Nesta correria diária, raramente sobra tempo para outros momentos igualmente importantes!
Quem foi ou é catequista conhece bem esta realidade, conhece o esforço que é encaixar uma hora de catequese, numa agenda a transbordar de compromissos!
Por isso, muitas vezes, e nos últimos anos cada vez mais, a catequese deixou de ter lugar no horário de muitas famílias. Tal como a aula de Educação Moral e Religiosa ou mesmo a Missa aos Domingos.
A pandemia foi mais um rude golpe. O medo da doença afastou muitos da Igreja onde nunca mais voltaram!
No início deste mês de Setembro, durante mais um Congresso Internacional da Catequese, que teve lugar em Roma, o Papa Francisco pediu aos catequistas que “Nunca se cansem de ser catequistas, onde são chamados a ser testemunhas de vida nova”.
Pediu-lhes para “nunca esquecerem que a finalidade da catequese é ir ao encontro de Jesus Cristo e deixá-lo crescer em nós”.
Mas, como vencer o desânimo das Igrejas vazias e das crianças que não têm tempo?
Hoje, no início de mais um ano letivo, rezo pelos catequistas, para que não desanimem e pelas famílias para que não desistam de dar a conhecer Deus aos seus filhos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.