Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quarto do Fundo

Há uma pobreza sistémica que se perpetua e é necessário reverter. Algumas pistas para o futuro


Porque é que há ciclos de pobreza que se perpetuam, além das situações de crise? Que responsabilidade é que temos como cidadãos, empregadores ou gestores? Este é o tema em destaque no Quarto do Fundo.

Quarto do Fundo - Manhã Manhã - 26/06/2021

Sempre que há uma crise, mais pessoas e mais famílias ficam risco de pobreza. Mas além desta pobreza que está associada a um contexto económico de grande fragilidade, existe uma pobreza que que é transversal e que atravessa todos os ciclos. Agudiza-se quando há uma crise, mas persiste e atravessa gerações.
Porque é que há ciclos de pobreza que se perpetuam, além das situações de crise? Que responsabilidade é que temos como cidadãos, empregadores ou gestores? Recorde aqui a conversa com Carla Calado, especialista em psicologia clínica e comunitária, trabalha na Fundação Aga Khan e é consultora do Conselho da Europa no programa Cidades Interculturais.

Aos sábados às 8h40 a Carla Rocha convida um psicólogo para conversar sobre a nossa saúde emocional. Como podemos gerir todos os desafios que a pandemia nos tem colocado diariamente, nas mais diversas dimensões da nossa vida? Em cada conversa, uma estratégia prática para reforçar a nossa mente.
O Quarto do Fundo é uma parceria da Renascença com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.