Tempo
|

A+ / A-

​ReportEU: O olhar dos jovens sobre a Europa


Esta é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal à qual a Renascença se associou e que mostra um novo olhar sobre os temas europeus.

Com o nome ReportEU, a Comissão Europeia oferece um novo patamar aos jovens estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, para criarem reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores.

Esta foi uma experiência prática que permitiu aos alunos treinarem as suas competências de jornalistas e repórteres com acesso a mentoria prática de jornalistas profissionais, de elementos do REC (Repórteres Em Contrução) e da Comissão Europeia, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas.

Deste projeto, ao qual a Renascença se associou, resultaram três reportagens que ficam agora disponíveis para o grande público na Renascença, TVI e jornal Público.

“Gerações: uma viagem pela União Europeia” é a primeira reportagem a ficar disponível e pode ouvi-la aqui na Renascença.

Este é um trabalho de Mariana Serrano, Ana Rita Silva e Romina Barreto, alunas da Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e contou com a coordenação de Francisco Sena Santos e mentoria da jornalista da Renascença Manuela Pires.

Viaje pela União Europeia através de seis gerações com opiniões vincadas sobre o seu passado, presente e futuro:

Para além desta reportagem, o ReportEU selecionou ainda as reportagens “Os corredores da desinformação em Portugal”, de Catarina Magalhães e Ana Sofia Pereira, e “O combate europeu ao frio que nos desune dentro de casa”, de Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier.

Podem ler a reportagem "Os corredores da desinformação em Portugal” AQUI AQUI e a reportagem O combate europeu ao frio que nos desune dentro de casa” AQUI.

As reportagens que aqui apresentamos foram desenvolvidas no âmbito da iniciativa ReportEU por equipas de estudantes de jornalismo ou comunicação social e devem ser vistas como parte de uma experiência de aprendizagem. A Comissão Europeia, o REC e as outras entidades que colaboraram, nomeadamente a Renascença, não são responsáveis pelos dados, informações ou pontos de vista incluídos e em relação ao formato da reportagem, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade pelos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores e entrevistados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.