Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 27 de julho de 2020

Elisabete Costa


Boa Noite - 27/07/2020

Esta semana a Santa Sé publicou um guia com 124 pontos para que as paróquias se transformem em verdadeiros lugares de acolhimento e evangelização.

Segundo este documento a paróquia deve ser um “lugar” que favorece “o estar juntos e o crescimento das relações pessoais duradouras”, desenvolvendo a “arte da proximidade”.
A minha fé cresceu num lugar assim. Primeiro na família claro, mas depois foi na paróquia: onde andei na catequese, recebi o crisma, casei e fui catequista durante mais de 30 anos consecutivos!
Este guia para as paróquias agora publicado vai ao encontro da vontade do Papa Francisco, na “perspetiva de uma Igreja em saída, capaz de ir ao encontro das almas que têm fome e sede de Deus, com o olhar voltado principalmente aos mais necessitados e aos pobres”.
Que as paróquias das quais fazemos parte sejam assim: locais de fé, de encontro, de acolhimento, de crescimento.
As paróquias não são de tijolo e cimento, as paróquias são as pessoas que delas fazem parte, pedras vivas do Templo do Senhor.
O guia das paróquias foi publicado, mas acima de tudo tem de estar impressa no nosso coração a vontade de sermos verdadeiras testemunhas do amor de Deus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.