|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes


Renascença Ouve +
A+ / A-

Apoio Renascença

Nascemos, vivemos, envelhecemos. Mas quem somos?

23/06/2020 • Ana Marta Domingues


Dez livros celebram dez anos de PORDATA, com dez conversas. Aqui entre Nós: dez programas para ver, ouvir e descobrir quem somos e como somos.

Aqui entre nós é uma nova parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. A partir de 23 de junho até 17 de julho contamos-lhe aqui e no site da Fundação quem são "Os Portugueses". Mais tarde, a partir de 6 de julho, também os vai poder conhecer melhor numa rubrica de rádio na Renascença em versão mais reduzida.

Serão sempre dez conversas do jornalista André Rodrigues com dez especialistas sobre os números que fazem dos portugueses um povo único. Vai ser uma boa maneira de descobrirmos todos como é afinal ser português no Séc. XXI.

Quem somos, como vivemos, aprendemos ou comemos e trabalhamos? Conhecemo-nos assim tão bem? E, aqui entre nós, o que é que tudo isto significa para a sociedade e o país que construímos? As respostas serão dadas primeiro em 10 conversas digitais e na Rádio, com 10 especialistas, sempre moderadas pelo jornalista André Rodrigues, depois com versão reduzida para Rádio.

Entre 23 de Junho e 14 de Julho não perca o ciclo de conversas digitais da Fundação, que é transmitido em streaming no site da Fundação Francisco Manuel dos Santos às 19h numa parceria da Fundação com a Renascença e o Jornal Público. Reveja aqui todos os episódios, em video e em áudio.

O primeiro episódio, lançado a 23 de junho, é sobre "Como nascem e morrem os portugueses". As respostas às grandes questões deste tema são dadas pela demógrafa Maria Filomena Mendes num programa moderado pelo jornalista André Rodrigues.

A partir do livro "Como Nascem e Morrem os Portugueses", tentamos perceber como se nasce numa sociedade em que a maternidade é adiada para cada vez mais tarde. Será que a difícil conciliação entre trabalho e família explica a razão pela qual temos menos bebés? O que significa isto para o Portugal que construímos e para o futuro nacional? As respostas da demógrafa Maria Filomena Mendes, autora do Livro “Como Nascem e Morrem os Portugueses”, com dados da Pordata.

Nos dez anos da PORDATA acompanhe ainda a série Aqui entre Nós na Renascença, a partir de 6 de Julho, sempre às 17h, em versão rádio mais reduzida. Será também a série Aqui Entre Nós, mas em versão "Os Portugueses para quem não tem tempo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.