Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoio Renascença

Mais Ajuda: conheça os projetos vencedores que vão receber 150 mil euros

26/05/2020 • Ana Marta Domingues


O júri decidiu, está decidido! O Lidl e a Renascença lançaram o desafio ainda no Natal e a resposta dos portugueses foi incrível. Agora chegou o momento tão esperado ao longo destes meses de seleção: conhecer os projetos vencedores do programa Mais Ajuda.

Portugal é um país de criativos, de inovadores e de pessoas solidárias. Depois de vários meses de rigorosa seleção, o Mais Ajuda, o programa de inovação social do Lidl e da Renascença, vai atribuir um total de 150 mil euros a 6 projetos únicos que, acreditamos, vão fazer a diferença em muitas vidas. Um valor que conseguimos recolher graças a si, para projetos inovadores, de apoio à comunidade, que mostram como é possível ser solidário e inovador mesmo em tempo de crise.

Os vencedores do Mais Ajuda foram anunciados esta terça-feira, no programa “Nunca é Tarde” da Renascença. Uma tarde cheia de revelações e que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que elogiou a dimensão inovadora do programa, por premiar IPSS's e Startups, fez o paralelo com os apelos do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, muito dirigida às novas gerações, e deixou um pedido a todos os cidadãos: se tiver contributos para dar na área do emprego e da segurança social, envie as suas ideias para o email do Ministério, propostas.mtsss@mtsss.gov.pt.

Uma emissão muito especial que contou com a participação de todos os jurados:

  • Diogo Teixeira, COO e co-fundador da Beta-i (em representação do jurado Pedro Rocha Vieira)
  • Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social
  • Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia
  • Luís de Melo Jerónimo, diretor da Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian
  • Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal

Para ouvir o anúncio dos vencedores nesta Terça-feira na Renascença, com a Sónia Santos, carregue na seta:

Conheça melhor os 6 projetos vencedores:

- O projeto Aprender Mais da Associação Acreditar, que dá apoio educativo a crianças com cancro através do ensino à distância. Já ajudou 40 crianças diretamente e centenas de jovens em comunidade escolar;

- A aplicação Happies da startup da Pixelability é uma ferramenta de rastreio e apoio à terapia da fala. Já foi utilizada por 12 mil crianças.

- A Aplicação Miúdos e Graúdos da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas é uma aplicação móvel que otimiza a busca e localização rápida de uma criança desaparecida. Já está em uso em cerca de 2500 dispositivos;

- O projeto Mutualista com as Crianças da Associação Mutualista Covilhanense quer ajudar cerca de 90 crianças dos 3 aos 10 anos, da Covilhã, em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente.

- A plataforma online Speak junta migrantes, refugiados e locais a viver na mesma cidade. 30 mil pessoas em 25 cidades beneficiam da existência desta comunidade e com a nossa ajuda vai chegar a mais 2 cidades portuguesas;

- O projeto The Inventors, que tem como missão inspirar uma nova geração de “inventores”, com programas educativos que desenvolvem a autoconfiança, curiosidade e competências tecnológicas. Já chegou a 21 mil crianças entre os 4 e os 12 anos.

3 IPSSs de apoio à infância e à juventude e 3 Startups com impacto social, capazes de dar novas respostas a problemas sociais, em áreas tão diferentes como as que pôde ver em cima: educação, saúde, ambiente, tecnologia ou integração social.

Os projetos foram selecionados de acordo com critérios de avaliação muito rigorosos: o impacto social do projeto, o seu potencial de crescimento, a equipa, o grau de inovação e a sua sustentabilidade e coube ao Júri do Programa a decisão final.

Agora, graças a si, que acreditou no programa Mais Ajuda desde o início, vai ser possível pôr em prática os sonhos de todos os que fazem destes projetos ferramentas para vivermos num mundo melhor.

Muito obrigado!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.