A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

As Três da Manhã a ajudar Portugal a ver melhor com a Essilor

Ana Marta Domingues


3ª-feira começaram o dia nos laboratórios da Essilor em Rio de Mouro, no dia mundial da Visão, dia 10 de Outubro estiveram ao vivo em rastreios visuais na Estação de S. Bento no Porto. Duas grandes emissões especiais que fizeram Portugal olhar melhor e mais longe com a Renascença e a Essilor!

Porque quem vê melhor vive melhor, dia 8 de outubro foi declarado pel' As Três da Manhã como o "dia das pessoas que usam óculos". A Renascença começou o dia, das 7h às 10h, em direto dos Laboratórios Essilor. A Joana Marques, a Ana Galvão e a Carla Rocha dedicaram a emissão a todas as pessoas que usam ou vão usar óculos. Começaram o dia na Fábrica da Essilor Portugal, lider mundial em inovação. Recorde a emissão desta 3ª-feira aqui. O Extremamente Desagradável da Joana Marques foi, como não podia deixar de ser, dedicado a todos os que usam óculos.

Esta 5ª-feira, dia 10, dia mundial da visão, a Joana, a Ana e a Carla convidaram todos os ouvintes, de todas as idades, a fazer um rastreio à visão.

Foi assim com as Três da Manhã e a Essilor na Estação de São Bento no Porto. E foi assim para quem chegou esta manhã à estação.

Todos estavam convidados a ouvir e a participar nesta emissão ao vivo e saiba que, mesmo que hoje não sinta problemas de visão, todos devemos ter cuidados especiais com os olhos e todos podemos fazer prevenção desde a mais tenra idade.

Durante os primeiros anos de vida, sobretudo até aos 10 anos, há transformações profundas na visão.

Por isso, estas recomendações são especialmente importantes para os pais:

Os rastreios são fundamentais para detetar alterações que podem ser silenciosas e que podem prejudicar o desenvolvimento visual de forma irreversível. Os primeiros exames aos olhos são feitos pelo Pediatra quando os bebés nascem e, novamente, aos 6 meses. Depois disso, são os pais que têm que entrar em ação. Um primeiro rastreio até aos 3 ou 4 anos, é fundamental! A partir daí, deve fazer-se uma consulta de rotina de dois em dois anos. Deve ter ainda mais atenção se há queixas de dores de cabeça e cansaço ou se a criança evita brincar ao ar livre. Nas crianças até aos 12 anos, esteja atento às horas passadas frente a ecrãs de computador e televisão, se desenham ou escrevem inclinadas sobre o livro, se trabalham com um olho fechado ou se trocam letras na leitura.

Sabia que 60% dos acidentes de viação podem estar relacionados com problemas de visão? Assustador, não é? Há três razões para isto acontecer: são três tipos de “agressão” aos olhos:

- Primeiro, o esforço de concentração na condução (de dia ou de noite).

- Segundo, o ambiente climático no interior do carro – humidade, frio ou calor - que provocam alterações no filme lacrimal.

- Terceiro, a duração do tempo de condução.

A Essilor e a Renascença sugerem-lhe que faça uma coisa ainda antes de rodar a chave do seu carro: marcar uma consulta de oftalmologia. Basta uma consulta anual para saber como está a sua visão. Para além disso, descanse e faça pausas regulares durante a condução.

Já ouviu falar da "Luz Azul"? Proteja os olhos dela.

A luz solar é a principal fonte deste tipo de luz, pelo que há sempre exposição durante o dia, especialmente ao ar livre. No entanto, existem também fontes artificiais de luz azul, como os díodos emissores de luz (chamamos-lhes LED). Os LED evoluíram muito nas últimas duas décadas e não só substituíram as lâmpadas tradicionais no ambiente doméstico, como também se tornaram a principal fonte de luz em tablets, TV, computadores e smartphones. Sabia que seis em cada dez pessoas passa, em média, sete horas por dia diante de ecrãs? Isto quer dizer que a exposição acaba por ser continuada durante o dia e a noite, 24 horas. É preciso que tome medidas para diminuir a exposição dos seus olhos à luz azul.E nestes casos, a Renascença e a Essilor recomendam-lhe medidas “foto-protetoras” como lentes oftálmicas que filtram a luz ultra violeta e azul-violeta.

Não há razões para não tratar da saúde dos seus olhos e dos olhos da sua família. Felizmente existem as Três da Manhã: a Joana, a Ana e a Carla. As três da manhã e a Renascença querem ajudar Portugal a ver melhor e mais longe.

Agora que já acordou na fábrica da Essilor e conhece por dentro todo o processo tecnológico desta marca líder mundial em inovação no fabrico de lentes óticas, prepare-se para fazer um rastreio.

Na Quinta-feira, dia 10, a Joana, a Ana e a Carla começaram o dia com a Essilor Portugal e consigo, das 07h00 às 10h00 na estação de S. Bento no Porto, em rastreios à visão!

Duas emissões incríveis que puseram Portugal a "ver melhor” com As Três da Manhã, das 07h00 às 10h00, na Renascença!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.