Tempo
|

A+ / A-

Apoio Renascença

​Descubra a In/Disciplina de Álvaro Siza

20/09/2019 • Ana Marta Domingues


A inquietude e a insubmissão do método criativo de Álvaro Siza em mais de seis décadas e trinta projetos. “Álvaro Siza, In/Disciplina” é uma sugestão Renascença a não perder para ver na Fundação de Serralves.

Chama-se “Álvaro Siza, in/disciplina” e é a exposição que assinala os 20 anos do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, obra maior do arquiteto português.

A exposição mostra mais de seis décadas do percurso de Siza com trinta projetos produzidos desde 1954. A inquietude e a insubmissão do método criativo de Siza sustentaram, ao longo de mais de seis décadas, um constante questionamento da arquitetura a partir, simultaneamente, do que está dentro e fora da disciplina.

Com base em trinta projetos realizados entre 1954 e 2019 (construídos ou não), a exposição percorre a trajetória de Álvaro Siza, desde o período da sua formação até à sua plena afirmação autoral, através das suas leituras, dos seus cadernos de esquissos e registos de viagem, dos retratos que dela fizeram fotógrafos e amigos, das publicações seminais que as publicaram e do testemunho pessoal de muitas personalidades que com ela se cruzaram ao longo do tempo.

Esta viagem pelo seu percurso começa precisamente a partir de uma nota confessional escrita por Álvaro Siza na guarda interior de um dos seus cadernos de desenho, de formato escolar. Dizia assim: “Nome: Álvaro Siza, Disciplina: tão pouca quanto possível”. E, claro, daí o nome “Álvaro Siza, in/disciplina”.

Tem que pôr na sua agenda: uma visita ao Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves para ver esta nova exposição sobre Álvaro Siza e celebrar a obra deste grande nome da arquitetura nacional.


Se for este Sábado, 21 de setembro, a Serralves, não pode perder o debate de Álvaro Siza às 17h00, no Auditório de Serralves, com os arquitetos e curadores Nuno Grande e Carles Muro, a partir dos conteúdos da sua exposição.

Uma oportunidade única de ouvir Álvaro Siza falar ao vivo e a não perder por quem gosta mesmo de arquitetura!


Para mais informações consulte aqui:

Exposição

Geral Serralves

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.