Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Viseu na linha de fogo

10 jul, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O Académico de Viseu acaba de ser expulso das competições profissionais por falsas declarações sobre a inexistência de dívidas a jogadores na época de 2017/2018.

O assunto já subiu à ribalta por diversas vezes. Só que, em anos anteriores, pouco se foi além de suspeitas.

Dívidas a jogadores, contratos não cumpridos têm sido tema recorrente nos meandros do nosso futebol, mas sem que nunca tenha sido possível apresentar provas evidentes de que essa praga estava de facto instalada entre nós.

Ontem a notícia voltou, embora com impacto diferente. É que foi ultrapassada a barreira das suspeitas para se chegar ao concreto, isto é, a uma decisão que não vai deixar de causar mossa no futebol português.

O Académico de Viseu acaba de ser expulso das competições profissionais por falsas declarações sobre a inexistência de dívidas a jogadores na época de 2017/2018.

O acórdão que sustenta a notícia acrescenta que o clube beirão ficará impedido de participar nas competições profissionais durante os próximos três anos, ficando ainda sujeito ao pagamento de uma multa que se aproxima dos cinco mil euros.

De imediato, a Liga de Clubes veio a lume para acrescentar a informação segundo a qual a sanção só será aplicada a partir do momento em que tais decisões transitem em julgado, o que por certo vai atrasar o processo uma vez que os dirigentes visienses já anunciaram que vão recorrer.

Vamos, pois, ter folhetim, sendo que o Arouca, especialmente interessado nas consequências deste castigo vai ter de esperar ainda algum tempo.

Por tudo isto, fica de novo à vista uma das chagas que afligem o nosso futebol, embora muitas vezes varrida para debaixo do tapete.

É tempo de encarar o futebol com responsabilidade e idoneidade.

A quem não tiver condições para tanto, só resta procurar a porta de saída.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.