Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Ajudar Moçambique

05 jul, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Em situações de emergência como aquela em que Moçambique se encontra - e que, infelizmente, não será ultrapassada a curto prazo -, é indispensável o auxílio externo, designadamente o de Portugal.

A visita de Filipe Nyusi, presidente da República de Moçambique, a Portugal, que hoje termina, teve escassa cobertura na nossa comunicação social. É certo que os governantes moçambicanos nem sempre - dizendo o mínimo - têm estado à altura das suas responsabilidades. Por isso perderam a confiança de vários países que ajudavam financeiramente Moçambique.

Mas foi solidária a resposta de Portugal e de outros países e organizações internacionais à terrível devastação provocada por duas sucessivas tempestades tropicais, que mataram muita gente e destruíram numerosas culturas agrícolas, provocando mais fome.

Segundo a revista “Fátima Missionária”, dos padres da Consolata (que estão em Moçambique há mais de um século), quase metade da população daquele país vive em condições de miséria e mais de 60% encontram-se em pobreza extrema. São enormes as carências na educação (sobretudo secundária) e na saúde, continuando milhares de vidas a sucumbir a doenças endémicas.

Quer isto dizer que Moçambique precisa de ser ajudado pela comunidade internacional. Mas trata-se de “ajudar sem atrapalhar”, como se lê na mesma revista, num artigo de Albino Brás que critica a maneira como os países desenvolvidos e as organizações internacionais, incluindo ONGs, têm canalizado apoios a África. “Nenhum país se pode desenvolver à base da ajuda estrangeira, coisa que a África tem recebido, décadas a fio, numa perspetiva assistencialista”.

É verdade. Mas em situações de emergência como aquela em que Moçambique se encontra - e que, infelizmente, não será ultrapassada a curto prazo - o auxílio externo, e designadamente o de Portugal (os portugueses conhecem o país), é indispensável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.