Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A final é possível

05 jun, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Ganhar o desafio de hoje pode ajudar a reescrever a história.

Convém não esquecer duas realidades: a primeira, e sem dúvida a mais importante, é que a seleção da Suíça não estará hoje à noite, no estádio do Dragão, apenas para participar mas sim para ganhar; depois, recorrer à memória recente para, através dela, evocar as dificuldades que o nosso adversário de hoje tem causado aos comandados de Fernando Santos.

O histórico não é favorável a Portugal. É verdade, mas as estatísticas não jogam, pelo que cada novo jogo pode abalar, em qualquer momento, essa ideia que alguns teimam em destacar com frequência para fazer prevalecer ideias nem sempre condizentes coma a realidade.

Ganhar o desafio de hoje pode ajudar a reescrever a história.

Depois de ter conquistado o Euro de 2016, a nossa principal representação não teve capacidade para fazer valer essas credenciais no Mundial que teve lugar dois anos depois. Agora, trata-se da Liga das Nações, cuja história vai ser tirada do berço hoje e no próximo domingo.

É bom recordar que esta nóvel competição viu a luz do dia a partir de um estudo e proposta portuguesa que a UEFA transformou em realidade e que agora Portugal tem possibilidades de ganhar.

Fernando Santos tem qualidade reconhecida ao seu dispor, mas só logo à noite se saberá como e onde o selecionador nacional vai colocar os jogadores que escolher.

E mesmo tendo em conta que a temporada vai longa e que muitos dos selecionados mais desejariam estar a gozar na praia as delícias de um verão antecipado, acreditamos que vai ser possível um bom espetáculo e melhor resultado dele decorrente. E do público também se espera um contributo especial no estádio do Dragão na noite desta quarta-feira.

Nem valerá a pena recordar que os clubismos não podem ter lugar num anfiteatro onde apenas poderá ser erguida a bandeira nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.