A+ / A-

Prove os melhores vinhos e gastronomia do Dão

10/05/2019 • Ana Marta Domingues


Eles estão de volta a Gouveia e Vila Nova de Tazem com a VINAL – Vinhas de Altitude

Quer saber qual é sítio ideal para uma escapadinha no fim-de-semana de 17 a 19 de maio? Gouveia e Vila Nova de Tazem, mesmo ao pé da Serra da Estrela. É lá que a VINAL – Vinhas de Altitude espera por si, pela sua família e amigos.

A VINAL é um acontecimento único que junta os melhores rótulos e gastronomia do Dão. A seleção cuidada de dezenas de vinhos em prova livre harmonizados com a gastronomia regional antecipam um fim-de-semana no mínimo delicioso.

Os dias 17, 18 e 19 de maio serão 3 dias cheios com várias atividades irresistíveis para enófilos e curiosos: provas livres de vinhos, degustações, uma Conferência sobre Enoturismo, Masterclasses, uma Sunset Party com DJ na sexta-feira em Gouveia e muito mais.

Raúl Pérez, um dos mais conceituados enólogos do mundo, é o cabeça de cartaz desta 3ª edição da VINAL – Vinhas de Altitude. Uma Sunset Party a encerrar o primeiro dia e a degustação de produtos regionais também marcam o evento.

Em destaque vão estar as vinhas de altitude, um tema que o aquecimento global tem trazido à discussão, não faltando quem defenda “a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”, como refere o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques.

A VINAL – Vinhas de Altitude vai reunir diferentes especialistas, entre os quais o prestigiado sommelier Manuel Moreira, que vai partilhar a versatilidade, as caraterísticas únicas e os segredos dos vinhos de altitude da região e, na gastronomia, o chefe Valdir Lubave. Sob o lema “não cozinho para alimentar mas sim para emocionar”, o chefe Valdir garante uma experiência completa aos visitantes, no domingo, dia 19, explicando todo o processo de confeção, origem dos produtos, texturas e propriedades, com muita envolvência e interação com o público.

Sexta-feira, o evento decorre nos Paços do Concelho de Gouveia e sábado e domingo, a VINAL – Vinhas de Altitude terá como epicentro a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem.

A convite de outro grande nome do vinho mundial, Dirk Niepoort, Raúl Pérez vai orientar a masterclass “Areia, argila e ardósia” (no dia 17), que terá em prova alguns dos grandes vinhos que elabora em Bierzo, Espanha. Depois, com Dirk Niepoort protagonizará a conferência “Os Enfant Terribles dos Vinhos Ibéricos”, onde ambos refletirão acerca das realidades portuguesa e espanhola, da partilha de castas emblemáticas do Dão e de Bierzo, como a Jaen/Mencía, do potencial de vinhas velhas, da recuperação de práticas ancestrais, da procura por vinhos mais finos e frescos, das vantagens e desafios da viticultura de montanha.

Ainda no primeiro dia, a conferência “Enoturismo – Vinho, Turismo e Montanha: sustentabilidade e futuro” vai reunir as intervenções de Nuno Fazenda (diretor do Turismo de Portugal), José Arruda (secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Luís António Vicente Gil Barreiros (presidente da Assembleia Municipal de Gouveia). Ao final da tarde, nos claustros dos Paços do Concelho, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o presidente do Município de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques, inauguram oficialmente esta nova edição da VINAL.

Sábado e domingo, já nas instalações da Adega de Vila Nova de Tazem, a programação contempla diversos momentos: provas comentadas por Paulo Nunes (enólogo Casa da Passarella), Pedro Pedreira (enólogo Adega de Vila Nova de Tazem) e José João Santos (Revista de Vinhos), conversas sobre vinho dirigidas por Alberto Oliveira Pinto (produtor Quinta da Espinhosa), Sérgio Silva (enólogo Niepoort) e Manuel Moreira (Revista de Vinhos), bem como sessões de cozinha ao vivo com Ivo Loureiro (chefe restaurant Azeite & Alho) e Valdir Lubave (chefe restaurant Pousada Convento de Belmonte).


Informações:

Horários

17 MAIO / SEX / 15:30-20:30

18 MAIO / SAB / 12:00-24:00

19 MAIO / DOM / 12:00-20:00

Entrada livre

(aquisição de copo de provas: 2,50 € )


Locais: em Gouveia e na Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem.


ORGANIZAÇÃO Município de Gouveia

PRODUÇÃO Essência do Vinho


APOIOS Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem. A Renascença é a Rádio Oficial


Todas as novidades da VINAL podem ser consultadas na página de Facebook do evento.


A VINAL – Vinhas de Altitude é organizada pelo Município de Gouveia com produção da Essência do Vinho e apoio da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem.

Aproveite esta sugestão para um fim-de-semana português de sabores e aromas genuínos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.